Atualidades sobre a Lei da Educação em "O espírito das leis", de Montesquieu

Autores

  • Pham Thi Kien Ho Chi Minh City University of Technology and Education

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9i2.64263

Palavras-chave:

Lei, educação, papel da lei

Resumo

Em sua obra O Espírito das Leis, Montesquieu propõe como princípio uma “Lei da educação”. Este princípio tem por objetivo estabelecer regras sobre como bem governar uma sociedade, tendo por base que ela se constitui de diferentes instituições, as quais, independente de seus objetivos, devemprimar pelo bem ocomum. Neste este artigo, buscamos apresentar o conceito de “Lei da edcuação” com o fito de esclarecer o espírito jurídico sobre as leis, de Montesquieu. Em sua construção, usamos métodos analítico-comparativos, de síntese e de justificação, com o objetivo de descrever como se dá o controle do poder estatal em diferentes estágios. Para isso, partimos do pressuposto de que o pensamento político de Montesquieu exibe, em seu torno a seus eixo maior, certa capacidade dominante do Direito no estado, regulando as relações sociais e mantendo a ordem social.

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Biografia do Autor

Pham Thi Kien, Ho Chi Minh City University of Technology and Education

Doctor of Philosophy at University of Economics Ho Chi Minh City, Ho Chi Minh City, Vietnam.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-11-12

Como Citar

Kien, P. T. (2022). Atualidades sobre a Lei da Educação em "O espírito das leis", de Montesquieu . Aufklärung: Journal of Philosophy, 9(2), p.83–92. https://doi.org/10.18012/arf.v9i2.64263

Edição

Seção

Artigos