Reflexões sobre a Teoria da Desobediência Civil em Rawls: Roteiro para uma objeção e uma possível justificação do apelo à consciência
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.42389Keywords:
consciência, desobediência civil, justiça, lei, princípios políticosAbstract
A proposta do artigo é refletir sobre uma possível justificação da desobediência civil em situações políticas nas quais não temos ao nosso dipor princípios políticos que traduzam uma concepção arrazoada de justiça à qual possamos apelar para justificar o descumprimento da lei. Embora ofereça uma definição de desobediência civil bastante útil, John Rawls se ocupa de sua justificação somente quando há uma concepção de justiça que rege o espaço público. O autor explicitamente se afasta do problema inicialmente apresentado afirmando que, em contextos políticos autoritários, a desobediência civil é válida na medida em que quaisquer meios se justificam para transformar um governo injusto. É preciso inspecionar com mais cuidado a concepção defendida por Rawls. Há uma questão legítima que, a um só tempo, impõe a recusa da solução oferecida pelo autor e recoloca a tarefa de pensar sobre a justificação da desobediência civil. Autores como Henry-David Thoreau e Hannah Arendt, bem como um exemplo literário extraído do romance D. Quixote, em contrapartida, propiciam reflexões que auxiliam na tarefa de encontrar um caminho para a análise da questão que considere pressupostos diversos daqueles que operam na justificação de Rawls. Nessa perspectiva, parece possível justificar ao menos uma tese mais fraca, a dizer, a que afirma que a consciência individual não pode ser excluída, de antemão, como um possível critério para justificarmos o uso da desobediência civil.Downloads
References
ARENDT, Hannah. Crises da república. Tradução de José Volkmann: 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo: São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. Tradução de Rosaura Einchenberg: São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Tradução de Carmen Varrialle; Gaetano Lo Mônaco; João Ferreira; Luís Guerreiro Pinto Caçais: 5. ed. Brasília: Ed. da UNB, 2000. v.1.
CERVANTES, Miguel de. O engenhoso cavaleiro D. Quixote de La Mancha. Tradução de Sérgio Molina: São Paulo: Ed. 34, 2010.
DWORKIN, Ronald. Uma questão de princípios. Tradução de Luís Carlos Borges: 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
HOBBES, Thomas. Leviathan. New York: Oxford University Press, 2008.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Tradução de Jussara Simões: 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
RESCHER, Nicholas. Paradoxes: their Roots, Range and Resolution. Chicago: Open Court Publishing Company, 2001.
SÓFOCLES. A trilogia tebana: Édipo rei, Édipo em Colono e Antígona. Tradução de Mário da Gama Kuri: 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
THOREAU, Henry David. A desobediência civil e outros ensaios. Tradução de José Paulo Paes: São Paulo: Cultrix, 1968.
LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Journal general policy
1.This journal works under a Creative Commons License aplied to online journals. That icence can be read in the following link: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Accordingly to this License, a)the journal declares that authors hold the copyright of their articles without restrictions, and they can archieve them as post-print elsewhere. b)the journal allow the author(s) to retain publishing rights without restrictions.
Metadata Policy for information describing items in the repository
1. Anyone may access the metadata free of charge at anytime.
2.The metadata may be re-used in any medium without prior permission, even commercial purposes provided the OAI Identifier or a link to the original metadata record are given, under the terms of a CC BY license refered for the Journal.