O debate Gadamer-Habermas: um ensaio sobre a aparente dicotomia entre tradição e autonomia na hermenêutica filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9i2.61358

Palavras-chave:

Gadamer, Habermas, Tradição, Autonomia, Hermenêutica

Resumo

Este artigo objetiva discutir, sob o método dialético, o problema da interpretação, a partir das posições de Gadamer e Habermas, quanto à aparente dicotomia entre tradição e autonomia na hermenêutica filosófica. No tocante à teoria filosófica gadameriana, o interesse é o de perceber o que acontece ou sobrevém quando se interpreta, razão pela qual fatores ligados à tradição, ao modus vivendi, bem como a historicidade do contexto social são levados em conta. Conclui-se, quanto à posição de Gadamer, que a historicidade fundamental deste ato faz com que não se possa mais continuar pensando a verdade como algo pronto, que simplesmente teria que ser descoberto. Quanto a Habermas, identifica-se a insuficiência do compreender, vez que a relevância estaria no que fazer com aquilo que se compreende. A ênfase habermasiana estaria além do que se faz da tradição, na capacidade em criticar separando nesta o que é válido e o que não é mais aceitável, assim compreender não pode ser tudo. É, ao invés disso, apenas um momento ao lado da crítica. Por resultado, a partir de Paul Ricoeur, viu-se que a suposta dicotomia entre tradição e autonomia é meramente hipotética e se apresenta muito mais aparente do que real ou efetiva. A ideia de pensá-las em conjunto é mais palpável e mesmo produtiva. Separá-las em campos hermenêuticos distintos é disfuncional, vez que, invariavelmente, terminam por se complementar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais de Carvalho Lima, Universidade Federal do Tocantins /ESMAT/TRF1

Mestre em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e Escola da Magistratura Tocantinense – ESMAT. Especialista em Direito Público. Graduada em Direito pela UFT e Tecnóloga em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO. Analista do Tribunal Regional Federal da 1º Região (SJTO). Membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Prestação Jurisdicional registrado no CNPQ. 

Oneide Perius, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Filosofia pela PUCRS (2011). Realizou estágio pós-doutoral pela mesma Instituição (2016, 2019). É professor Associado no curso de Filosofia da UFT (Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas); no Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT); no Mestrado Profissional de Filosofia da UFT (PROF-FILO/UFT). Autor dos livros: Esclarecimento e Dialética Negativa: sobre a negatividade do conceito em Theodor Adorno (2008) e Walter Benjamin: a filosofia como exercício (2013).

Aloísio Bolwerk, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto de Direito Constitucional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Professor Permanente do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos UFT/ESMAT. Doutor em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Prestação Jurisdicional registrado no CNPQ. Advogado.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 9ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

CESAR, Constança Marcondes (org.). Hermenêutica francesa: Paul Ricoeur. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

GADAMER, Hans-Georg. Retórica, hermenêutica e crítica da ideologia – Comentários metacríticos. 1967.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: traços fundamentais para uma hermenêutica filosófica. (Trad: Flávio Paulo Meurer) 3.ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II: complementos e índice. (Trad: Enio Paulo Giachini). Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em retrospectiva: Heidegger em retrospectiva. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2007

GRONDIN, Jean. Introdução à hermenêutica filosófica. São Leopoldo: Unisinos, 1999.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Trad. José N. Hekc. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

HABERMAS, Jürgen. Dialética e hermenêutica, Porto Alegre: L&PM, 1987.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo

Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. A mudança estrutural na esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. Trad. Denílson Luís Werle. São Paulo: Editora UNESP, 1990.

HABERMAS, Jürgen. A lógica das ciências sociais. Trad. Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2009.

KAHLMEYER¬-MERTENS, Roberto S. 10 Lições sobre Gadamer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

PALMER, Richard E. Hermenêutica. Trad. Maria Luísa Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70, 1999.

POPPER, Karl. A sociedade aberta e seus inimigos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1998.

RICOUER, P. Interpretação e Ideologias. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

STEIN, Ernildo. Dialética e Hermenêutica: uma controvérsia sobre o método em filosofia. In: Síntese: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, vol.10, n.29, p.21-48, 1983.

STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica jurídica em crise: Uma exploração hermenêutica da construção do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

VIEHWEG, Theodor. Tópica e Jurisprudência: Uma contribuição à investigação dos fundamentos jurídico-científicos. Tradução de Kelly Susane Alfen da Silva. 5ª ed. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-11-12

Como Citar

Lima, L. de C., Perius, O. ., & Bolwerk, A. . (2022). O debate Gadamer-Habermas: um ensaio sobre a aparente dicotomia entre tradição e autonomia na hermenêutica filosófica. Aufklärung: Journal of Philosophy, 9(2), p.109–120. https://doi.org/10.18012/arf.v9i2.61358

Edição

Seção

Artigos