Feminismo antirracista e decolonialidade: arte-educação, raça e gênero
Palavras-chave:
Arte Educação, Decolonialidade, Feminismo, Mulheres NegrasResumo
Este artigo tem como objetivo aprofundar a proposta teórico-prática do feminismo antirracista através de narrativas de arte educadoras negras em seus espaços de ensino e aprendizagem. Para tal propósito, escolheu-se como marco metodológico a categoria político-cultural de amefricanidade, proposta por Lélia Gonzalez. A princípio, discorreu-se acerca das suas origens e dos seus efeitos para o movimento artístico de mulheres negras educadoras e os movimentos pós-coloniais que se propuseram a incluir o debate do feminismo e raça nas reflexões decoloniais. No seguimento, debruçou-se sobre como esse feminismo, tecido e proposto pelas mulheres negras, está sendo construído no campo da arte educação. Por fim, concluiu-se que a sistematização e referenciação do feminismo antirracista às condições e particularidades de gênero e raça possibilitaram não apenas novas perspectivas para o movimento decolonial e feminista, como também para o movimento educacional e artístico. Assim, este trabalho justifica-se a partir do interesse social e coletivo no que diz respeito às mudanças sociais que tange o combate ao racismo, violência de gênero e novas possibilidades educacionais, tendo como meio de diálogo e incorporação as narrativas das arte educadoras negras mediante suas experiências e criações em espaços educacionais.