Psicolinguística e Educação

a utilização de tarefas experimentais no processo de ensino/aprendizagem

Authors

  • Antonia Barros Gibson Simões
  • Rosana Costa de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65205

Abstract

A Psicolinguística experimental é uma ciência que procura investigar, por meio de metodologia experimental, como as pessoas processam a linguagem. Neste sentido, o artigo tem como objetivo expor atividades experimentais, utilizadas por Florit et.al. (2016), Silfhout et. al. (2015), Cain e Nash (2011) que podem ser utilizadas em sala de aula para compreendermos como está acontecendo o processo de aprendizagem de línguas, mais especificamente, o processamento de conectivos. Os resultados obtidos por meio de análise do comportamento linguístico dos sujeitos participantes das tarefas experimentais mostraram que a idade, proficiência do leitor e tipo de relação de coerência influenciam o papel do conectivo no texto. Neste sentido, tarefas experimentais online e offline são relevantes para a estruturação de conteúdos e práticas de aprendizagem fundamentadas no conhecimento prévio e no desenvolvimento da turma. Concluímos que a Psicolinguística Educacional pode contribuir para o desenvolvimento de um processo de aprendizagem ativa por parte dos discentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonia Barros Gibson Simões

Graduated in Letters from the Federal University of Paraíba (2011), Master in Psycholinguistics from the Postgraduate Program in Linguistics (PROLING / UFPB), 2014, and also a member of the Laboratory of Linguistic Processing (LAPROL). PhD by the Postgraduate Program in Linguistics (PROLING) at the Federal University of Paraíba (UFPB) with a project investigating the psychological reality of postulates related to Textual Linguistics. Researcher with national and international publications in the area of ​​Linguistics and related areas.          

Rosana Costa de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Docente efetiva da UFPB.; Graduada em Letras pela UFRJ; Doutora em Linguística pela UFRJ. Docente do PROLING-UFPB

Published

2022-12-14

How to Cite

SIMÕES, A. B. G.; OLIVEIRA, R. C. de . Psicolinguística e Educação: a utilização de tarefas experimentais no processo de ensino/aprendizagem. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022001, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65205. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/65205. Acesso em: 20 may. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)