Psicolinguística e Educação

a utilização de tarefas experimentais no processo de ensino/aprendizagem

Auteurs

  • Antonia Barros Gibson Simões
  • Rosana Costa de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65205

Résumé

A Psicolinguística experimental é uma ciência que procura investigar, por meio de metodologia experimental, como as pessoas processam a linguagem. Neste sentido, o artigo tem como objetivo expor atividades experimentais, utilizadas por Florit et.al. (2016), Silfhout et. al. (2015), Cain e Nash (2011) que podem ser utilizadas em sala de aula para compreendermos como está acontecendo o processo de aprendizagem de línguas, mais especificamente, o processamento de conectivos. Os resultados obtidos por meio de análise do comportamento linguístico dos sujeitos participantes das tarefas experimentais mostraram que a idade, proficiência do leitor e tipo de relação de coerência influenciam o papel do conectivo no texto. Neste sentido, tarefas experimentais online e offline são relevantes para a estruturação de conteúdos e práticas de aprendizagem fundamentadas no conhecimento prévio e no desenvolvimento da turma. Concluímos que a Psicolinguística Educacional pode contribuir para o desenvolvimento de um processo de aprendizagem ativa por parte dos discentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Antonia Barros Gibson Simões

Diplômé en lettres de l'Université fédérale de Paraíba (2011), Master en psycholinguistique du programme de troisième cycle en linguistique (PROLING / UFPB), 2014, et également membre du Laboratoire de traitement linguistique (LAPROL). Doctorat du programme de troisième cycle en linguistique (PROLING) de l'Université fédérale de Paraíba (UFPB) avec un projet sur la réalité psychologique des postulats liés à la linguistique textuelle. Chercheur avec publications nationales et internationales dans le domaine de la linguistique et des domaines connexes.          

Rosana Costa de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Docente efetiva da UFPB.; Graduada em Letras pela UFRJ; Doutora em Linguística pela UFRJ. Docente do PROLING-UFPB

Publiée

2022-12-14

Comment citer

SIMÕES, A. B. G.; OLIVEIRA, R. C. de . Psicolinguística e Educação: a utilização de tarefas experimentais no processo de ensino/aprendizagem. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022001, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65205. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/65205. Acesso em: 20 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice