Psicolinguística e Educação

a utilização de tarefas experimentais no processo de ensino/aprendizagem

Autores/as

  • Antonia Barros Gibson Simões
  • Rosana Costa de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65205

Resumen

A Psicolinguística experimental é uma ciência que procura investigar, por meio de metodologia experimental, como as pessoas processam a linguagem. Neste sentido, o artigo tem como objetivo expor atividades experimentais, utilizadas por Florit et.al. (2016), Silfhout et. al. (2015), Cain e Nash (2011) que podem ser utilizadas em sala de aula para compreendermos como está acontecendo o processo de aprendizagem de línguas, mais especificamente, o processamento de conectivos. Os resultados obtidos por meio de análise do comportamento linguístico dos sujeitos participantes das tarefas experimentais mostraram que a idade, proficiência do leitor e tipo de relação de coerência influenciam o papel do conectivo no texto. Neste sentido, tarefas experimentais online e offline são relevantes para a estruturação de conteúdos e práticas de aprendizagem fundamentadas no conhecimento prévio e no desenvolvimento da turma. Concluímos que a Psicolinguística Educacional pode contribuir para o desenvolvimento de um processo de aprendizagem ativa por parte dos discentes.

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Biografía del autor/a

Antonia Barros Gibson Simões

Graduado en Letras de la Universidad Federal de Paraíba (2011), Máster en Psicolingüística por el Programa de Posgrado en Lingüística (PROLING / UFPB), 2014, y también miembro del Laboratorio de Procesamiento Lingüístico (LAPROL). Doctorado por el Programa de Postgrado en Lingüística (PROLING) de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB) con un proyecto que investiga la realidad psicológica de los postulados relacionados con la Lingüística Textual. Investigador con publicaciones nacionales e internacionales en el área de Lingüística y áreas relacionadas.          

Rosana Costa de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Docente efetiva da UFPB.; Graduada em Letras pela UFRJ; Doutora em Linguística pela UFRJ. Docente do PROLING-UFPB

Publicado

2022-12-14

Cómo citar

SIMÕES, A. B. G.; OLIVEIRA, R. C. de . Psicolinguística e Educação: a utilização de tarefas experimentais no processo de ensino/aprendizagem. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022001, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65205. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/65205. Acesso em: 23 dic. 2024.

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