Entre a cidade e o remanso, mulheres educadas e trabalhadoras: a representação da mulher em Correio da roça de Julia Lopes de Almeida

Autores

  • Joyce luciane correia MUZI
  • Lúcia Osana ZOLIN

Palavras-chave:

Júlia Lopes de Almeida, Correio da Roça, Representação da mulher

Resumo

A produção literária de Júlia Lopes de Almeida é pouco conhecida devido, em grande parte, ao papel da crítica, tanto em relação à questão estética, quanto à sua postura, por vezes considerada inócua, diante dos direitos das mulheres. Apesar disso, alguns trabalhos têm o intuito de recuperar suas obras, buscando comprovar sua representatividade nas letras no final do século XIX/início do XX. Podemos perceber que sua vida como mulher escritora revelava, além de condições específicas da época, ideais e prerrogativas políticas e familiares que justificam seu posicionamento considerado muitas vezes afastado de demandas feministas. Entretanto, seu “feminismo possível” (LUCA, 1999) se evidencia em sua produção literária por preocupar-se com a situação das mulheres. Um exemplo é o romance Correio da Roça (1913) que retrata a vida de mulheres contada por elas próprias. Pode-se dizer que, num contexto em que temos o homem, branco, instruído como sujeito dos discursos, dar a pena a elas significou muito no momento histórico em que viviam. Ao representar e dar visibilidade às mulheres como protagonistas de uma história por elas contada, já que o romance é epistolar, a autora lhes assegura o direito de falar e de decidir os rumos de suas vidas diante de possibilidades que o trabalho e a educação poderiam trazer. Diante do exposto, interessa-nos entender de que maneira a escritora representa suas personagens femininas, buscando perceber como a obra coloca em sinergia contexto histórico, situação econômica, a vida de mulheres e suas relações com o mundo do trabalho e da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1998.

ALMEIDA, Júlia Lopes de. Correio da Roça. 1. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1913.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary; BASSANEZI, Carla (Orgs.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.

LUCA, Leonora de. O “feminismo possível” de Júlia Lopes de Almeida (1862-1934). Cadernos Pagu, n. 12, 1999, p.275-299.

MOREIRA, Nadilza M. de B. A condição feminina revisitada: Júlia Lopes de Almeida e Kate Chopin. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003.

SALOMONI, Rosane Saint-Denis Salomoni. A escritora/ os críticos/ a escritura: O lugar de Júlia Lopes de Almeida na ficção brasileira. 2005. Tese (Doutorado em Letras) – Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.

SANTIAGO, Silviano; FROTA, Lélia Coelho (Orgs.). Suas cartas, nossas cartas. Carlos & Mário – Correspondência completa entre Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Introdução e notas de Silviano Santiago. Organização e pesquisa iconográfica de Lélia Coelho Frota. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2002.

VALENTIM, Claudia Atanazio. O romance epistolar na literatura portuguesa da segunda metade do século XX. Rio de Janeiro, 2006. Tese (Doutorado em Literatura Portuguesa), Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

Downloads

Publicado

27.03.2013

Edição

Seção

Artigos do Dossiê