Entre a cidade e o remanso, mulheres educadas e trabalhadoras: a representação da mulher em Correio da roça de Julia Lopes de Almeida
Mots-clés :
Júlia Lopes de Almeida, Correio da Roça, Representação da mulherRésumé
A produção literária de Júlia Lopes de Almeida é pouco conhecida devido, em grande parte, ao papel da crítica, tanto em relação à questão estética, quanto à sua postura, por vezes considerada inócua, diante dos direitos das mulheres. Apesar disso, alguns trabalhos têm o intuito de recuperar suas obras, buscando comprovar sua representatividade nas letras no final do século XIX/início do XX. Podemos perceber que sua vida como mulher escritora revelava, além de condições específicas da época, ideais e prerrogativas políticas e familiares que justificam seu posicionamento considerado muitas vezes afastado de demandas feministas. Entretanto, seu “feminismo possível” (LUCA, 1999) se evidencia em sua produção literária por preocupar-se com a situação das mulheres. Um exemplo é o romance Correio da Roça (1913) que retrata a vida de mulheres contada por elas próprias. Pode-se dizer que, num contexto em que temos o homem, branco, instruído como sujeito dos discursos, dar a pena a elas significou muito no momento histórico em que viviam. Ao representar e dar visibilidade às mulheres como protagonistas de uma história por elas contada, já que o romance é epistolar, a autora lhes assegura o direito de falar e de decidir os rumos de suas vidas diante de possibilidades que o trabalho e a educação poderiam trazer. Diante do exposto, interessa-nos entender de que maneira a escritora representa suas personagens femininas, buscando perceber como a obra coloca em sinergia contexto histórico, situação econômica, a vida de mulheres e suas relações com o mundo do trabalho e da educação.
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Références
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1998.
ALMEIDA, Júlia Lopes de. Correio da Roça. 1. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1913.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary; BASSANEZI, Carla (Orgs.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.
LUCA, Leonora de. O “feminismo possível” de Júlia Lopes de Almeida (1862-1934). Cadernos Pagu, n. 12, 1999, p.275-299.
MOREIRA, Nadilza M. de B. A condição feminina revisitada: Júlia Lopes de Almeida e Kate Chopin. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003.
SALOMONI, Rosane Saint-Denis Salomoni. A escritora/ os críticos/ a escritura: O lugar de Júlia Lopes de Almeida na ficção brasileira. 2005. Tese (Doutorado em Letras) – Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.
SANTIAGO, Silviano; FROTA, Lélia Coelho (Orgs.). Suas cartas, nossas cartas. Carlos & Mário – Correspondência completa entre Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Introdução e notas de Silviano Santiago. Organização e pesquisa iconográfica de Lélia Coelho Frota. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2002.
VALENTIM, Claudia Atanazio. O romance epistolar na literatura portuguesa da segunda metade do século XX. Rio de Janeiro, 2006. Tese (Doutorado em Literatura Portuguesa), Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.