A leitura literária como direito humano: experiências de leitura compartilhada em bibliotecas comunitárias do Cirandar

Autores

  • Renata Toigo PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Regina Kohlrausch PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52286

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Biblioteca Comunitária, Leitura. Mediação, Formação Leitora

Resumo

No presente artigo, tendo como base a convicção de que a literatura é um direito humano básico, apresentamos, como exemplo de compromisso de formação leitora e de letramento literário, as ações realizadas nas bibliotecas comunitárias do Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais - Cirandar. A escolha desse modelo visa a divulgar e a incentivar uma prática comprometida com a formação do mediador de leitura e, principalmente, com a formação leitora, pois considera texto, contexto e intertexto para validar as culturas e saberes diversos. Para isso, Candido (1988 (2004)), Queirós (2009), Patte (2012), Petit (2013), Cosson (2011), entre outros estudiosos relacionados à formação e mediação leitora, são usados como referência e nos fazem entender, a partir das experiências em projetos de leitura do Cirandar, a importância dos espaços comunitários para a garantia do acesso à literatura.

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Biografia do Autor

Renata Toigo, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Letras PUCRS; Mestre em Letras - Teoria da Literatura PUCRS (2019); Especialista em Literatura Brasileira PUCRS (2016); Graduada em LETRAS - PUCRS (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em formação de leitores, literatura infantil e juvenil.  

Regina Kohlrausch, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-doutoramento em Estudios Literarios na Universidade de Vigo, Espanha, com bolsa CAPES/Fundación Carolina (2010-2011). Professora titular, graduação e do Pós-graduação da área de Letras, da Escola de Humanidades da PUCRS, atuando como Decana Associada da Escola de Humanidades e Membro da Comissão Coordenadora do PPGL(2019-2020) da PUCRS. Graduação em Letras Português Espanhol e Respectivas Literaturas (1992), Mestrado (1995) e Doutorado (2004) em Letras, Teoria da Literatura, pela PUCRS. Membro do GT História da Literatura e Coordenadora do grupo de pesquisa Escritores Sulinos (CNPq). Autora de capítulos de livros e de artigos publicados em periódicos diversos. Editora da Revista Letras de Hoje - PPGL - PUCRS.

Referências

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Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS