Estética e política da imagem-tempo em São Bernardo

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Memória, História, Vilolêcia

Resumo

O escrito aborda a transição estética temporal do cinema-clássico ao cinema-moderno na narrativa cinemanovista de São Bernardo (1972), de Leon Hirszman, em face da censura após o AI-5 de 1968, o qual é o divisor da primeira (1954-1968) para a segunda fase (de 1968 em diante) do Cinema Novo. A hipótese é que a narrativa de seu protagonista, Paulo Honório, oferece uma versão estética das temporalidades moderna e ditatorial articuladas à história e à política na tensão devir-estagnação. A proposta se fundamenta nos conceitos imagem-tempo, de Deleuze, atinente ao cinema-moderno (neo-realismo); Nachleben, conforme Aby Warburg; e “alegoria”, a partir de Benjamin. Identificamos um retorno narrativo/histórico, no bojo do presente à época da obra, de um contexto político de Graciliano Ramos, enquanto histórica de sua projeção, emergência e inscrição de uma repetição pela diferença do texto-imagem no campo da linguagem literatura-cinema. Hirszman sobrescreve ou subscreve um passado na paisagem política de sua época, interferindo na história da ditadura. A simultaneidade entre São Bernardo e o “Regime Militar” em 1972 evidencia que o diretor em pauta realizou uma montagem – sobreposição – em que presente e passado se relacionaram. Nosso exercício seguiu o princípio da montagem presente-passado, pois expomos as camadas arqueológicas e diacrônicas da história entre as décadas de 1930-1970-2017, não perdendo de vista que “Os São Bernardos” (Ramos e Hirszman) e a Ditadura emergem na atualidade destas páginas como sobrevivências alegóricas de um passado memorável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Queiroz, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Pernambuco (1998); mestrado em Letras - Teoria da Literatura - pela Universidade Federal de Pernambuco (2002); doutorado em Letras - Teoria da Literatura - pela Universidade Federal de Pernambuco (2007); Pós-Doutorado- pela Universidade do Algarve -UALG/Portugal (2015). Professor Associado de Teoria da Literatura, Crítica Literária e Laboratório de Crítica no Departamento de Letras Vernáculas e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema da Universidade Federal de Sergipe.

Renato Silva, Universidade Federal de Sergipe

Professor Associado I da Universidade Federal de Sergipe no curso de Licenciatura em Educação Física, campus São Cristóvão. Líder do grupo de pesquisa (CNPq) Corpo e Política (CORPOLÍTICA). Docente do Programa de Pós-Graduacão Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Doutor (2011) e mestre (2007) em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2004). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), estudando as relações entre Técnica e Ambiente.

Gilberto Manea, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Cinema e Audiovisual pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará ICA-UFC (2015). Realizador Audiovisual, Arte-Educador e Técnico em Meio Ambiente com atuação na área de Comunicação Hipermídia junto a povos e comunidades tradicionais e populares, desenvolvendo ações de comunicação compartilhada e oficinas de audiovisual. Atuação como Professor de Fundamentos da Linguagem do Audiovisual em diversas instituições culturais, públicas e privadas. Técnico em Meio Ambiente formado pelo Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia - Secretaria de Estado da Educação - Paraná (2008). Membro-Fundador do Grupo de Estudos de Cinema Latino-Americano «Nueztra Ameryka» (Coordenação Profa. Solange Stecz/Faculdade de Artes do Paraná). Integrante do LEEA - Laboratório de Estudos e Experimentações em Audiovisual - Universidade Federal do Ceará (Coordenação Sylvia Beatriz Bezerra Furtado). Mestre em Cinema e Narrativas Sociais pela Universidade Federal de Sergipe PPGCINE-UFS (2018). Integrante do LAPPA - Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual. Membro do grupo de pesquisa Corpo e Governabilidade. Doutorando em Cinema pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais PPGARTES-UFMG (2019).

Ivanildo Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Cinema e Narrativas Sociais/PPGCINE pela UFS, Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Tiradentes (2008), Pós Graduado em Gestão Escolar (FSLF) e Especialização em LIBRAS (UCAM). Interessa-se por Literatura Brasileira, Crítica literária, Literatura Clássica Universal, Literatura Comparada, Cinema e Libras, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Análise Literária, História da Arte e da Literatura, Cinema e Libras.

Referências

AUTRAN, A. Alex Viany: crítico e historiador. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BARROS, J. D’A. Teoria da história. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BELLOUR, R. Pensar, contar: o cinema de Gilles Deleuze. In: RAMOS, F. P. (Org.). Teoria contemporânea do cinema: pós-estruturalismo e filosofia analítica. São Paulo: Editora SENAC, 2005. p. 233-254.

BELTING, H. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. Tradução de Rodnei Nascimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

BORDWELL, D. O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Editora SENAC, 2005. p. 277-303.

BRAS, G. Hegel e a arte: uma apresentação à Estética. Tradução de Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

DELEUZE, G. A imagem-movimento: cinema 1. Lisboa: Assírio e Alvim, 2004.

DELEUZE, G. A imagem-tempo: cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: a história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

FABBRINI, R. N. A apropriação da tradição moderna. In: GUINSBURG, J. et al. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 121-144.

FABRIS, M. Nelson Pereira dos Santos: um olhar neo-realista? São Paulo: EDUSP, 1994.

FIGUEIREDO, L. C. Escutar, recordar, dizer: encontros heideggerianos com a clínica psicanalítica. São Paulo: EDUC/Escuta, 1994.

FOUCAULT, M. O que são as Luzes? In: FOUCAULT, M. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Tradução de Elisa Monteiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. (Ditos & Escritos; 2)

FURTADO, B. Das sobrevivências que queimam. In: BRANDÃO, A. et al. (Org.). A sobrevivência das imagens. Campinas, SP: Papirus, 2015. p. 77-86.

GAGNEBIN, J. M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

GRANGER, G-G. A razão. Tradução de Lúcia Seixas Prado et al. São Paulo: DEL, 1962.

GUYER, P. As origens da estética moderna:1711-35. In: PETER, Kivy (Org.). Estética: fundamentos e questões de filosofia da arte. Tradução de Euclides Luiz Calloni. São Paulo: Paulus, 2008.

KANT, I. Resposta à pergunta: que é “Esclarecimento”? (Aufklärung). Tradução de Floriano de Sousa Fernandes. In: KANT, I. Textos seletos. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LEANDRO, A. Montagem e história: uma arqueologia das imagens da repressão. In: BRANDÃO, A. et al. (Org.). A sobrevivência das imagens. Campinas, SP: Papirus, 2015. p. 103-120.

MESQUITA, C. Drama e documento, atualidade e história do cinema brasileiro contemporâneo. In: BRANDÃO, A. et al. (Org.). A sobrevivência das imagens. Campinas, SP: Papirus, 2015. p. 63-76.

MORETTIN, E. Acervos fílmicos, imagem-documento e cinema de arquivo: cruzamentos históricos. In: BRANDÃO, A. et al. (Org.). A sobrevivência das imagens. Campinas, SP: Papirus, 2015. p. 87-102.

QUEIROZ, C. E. J. de. Os São Bernardo(s) de Graciliano Ramos e Leon Hirszman: uma investigação acerca da temática do tempo nas estruturas narrativas do romance e do filme São Bernardo. São Cristóvão: EDUFS, 2016.

RAMOS, G. São Bernardo. 66. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.

RANCIÈRE, J. A fábula cinematográfica. Tradução Christian Pierre Kasper. Campinas, SP: Papirus, 2013.

REIS, J. C. O desafio historiográfico. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

TODOROV, T. O medo dos bárbaros: para além do choque das civilizações. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

VASCONCELLOS, J. Deleuze e o cinema. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2006.

XAVIER, I. Alegoria histórica. In: RAMOS, F. P. (Org.). Teoria contemporânea do cinema: pós-estruturalismo e filosofia analítica. São Paulo: Editora SENAC, 2005. p. 339-379.

XAVIER, I. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

XAVIER, I. O olhar e a cena: Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Referências audiovisuais

DEUS e o Diabo na terra do sol. Direção: Glauber Rocha. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes, 1964. 1 DVD (125 min.), P&B.

O DRAGÃO da maldade contra o Santo guerreiro. Direção: Glauber Rocha. Rio de Janeiro: Mapa Filmes, 1969. 1 DVD (95 min.), color.

OS FUZIS. Direção: Ruy Guerra, 1964. 1 DVD (110 min.), P&B.

ROMA, cidade aberta. Direção: Roberto Rossellini. Itália, 1945. 1 DVD (105 min.), P&B.

SÃO Bernardo. Direção: Leon Hirszman. Rio de Janeiro: IMS, 1972. 1 DVD (111min.), color.

VIDAS Secas. Diretor: Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Herbert Richers, 1963. 1 DVD (103 min.), P&B.

Downloads

Publicado

27.10.2021

Edição

Seção

NARRATIVAS AUDIOVISUAIS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, ESTÉTICAS E CULTURAIS