Deambulações à margem: imagens do eu-lírico errante em “Visão 1961”, de Roberto Piva

Autores

  • Rodrigo Fernandes Ferreira Brito UFMT
  • Vinicius Carvalho Pereira UFMT

Palavras-chave:

Roberto Piva, Poesia, Inconsciente, Modernidade, Psicanálise

Resumo

Neste artigo, propomos uma leitura do poema “Visão 1961”, de Roberto Piva, importante escritor brasileiro, cuja obra se mantém ainda algo à margem do cânone nacional por sua temática da vida noturna, do êxtase onírico e do delírio. Para a análise de tal texto, optou-se pela leitura de quatro de suas estrofes, a fim de discutir detidamente algumas das imagens oníricas (sugeridas já no título do poema) de um flâneur paulista do século XX. Teorias da Psicanálise e da Modernidade foram adotadas para subsidiar as discussões do poema, tanto para elucidar possíveis sentidos de seus versos mais cifrados, quanto para pensar relações mais gerais entre poesia, inconsciente e a escrita como uma caminhada do eu. Como resultados da leitura de “Visão 1961”, identificamos que a caminhada do poeta, tema importante para a modernidade nas artes, tem na poética de Piva o efeito de uma viagem, em que importam a partida, o instante, o percurso e a chegada. Nesse movimento lírico, o flâneur deambula fisicamente pela noite de São Paulo, ao mesmo tempo em que erra, inconscientemente, numa trajetória para dentro de si. Não se trata, porém, de um caminhar para um destino fixo, ou por uma rota previamente definida: o eu-lírico piviano vai inventando seu próprio rumo a cada passo que dá, seduzido pela atmosfera de delírio e onirismo que abunda nas imagens de seus versos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Fernandes Ferreira Brito, UFMT

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa em Semióticas Contemporâneas (SEMIC/UFMT). 

Vinicius Carvalho Pereira, UFMT

Doutor e Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT)

Referências

Assombração urbana com Roberto Piva. Direção de Valesca Canabarro Dios. Produção de Rune Tavares, 2004. (55 min.). Disponível em: <https://youtu.be/chBVvDjvbK0>. Acesso em: 19 out. 2021.

BARTH, Luís Fernando Barnetche. Da figuração à transfiguração da fantasia na construção do caso: as ficções metapsicológicas. 2006. 172f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1994.

BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III. São Paulo: Brasiliense, 2000.

BIRMAN, Joel. O mal-estar na modernidade e a psicanálise: a psicanálise à prova do social. Physis: Revista de Saúde Coletiva [online]. Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 123-144. 1998.

BRITO, Bruno Eduardo da Rocha. Roberto Piva, panfletário do caos. 2009. 118f. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

BRITO, Rodrigo Fernandes Ferreira. As imagens poéticas do delírio: um estudo da obra Paranoia de Roberto Piva. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007.

DUNKER, Christian Ingo Lenz. Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo: Boitempo, 2015.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. O futuro de uma ilusão, o mal-estar na civilização e outros trabalhos. Obras completas, v. 18. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 9-89.

FREUD, Sigmund. Personagens Psicopáticos no Teatro. Obras completas, v. 6. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 361-369.

FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneios. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. 9. Rio de Janeiro: Imago, 1996, p. 133-143.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

LACAN, Jacques. A função criativa da palavra. Os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

MAGALHÃES, Fábio Lopes Bonna Moreirão. Ideias provisórias para tempos provisórios: a trajetória da Internacional Situacionistas e apontamentos para seu lugar na Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Huamanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

PIVA, Roberto. Paranoia. Rio de Janeiro: IMS, 2009.

PIVA, Roberto. Piazzas. São Paulo: Kairós, 1980.

RIO, João do. A alma encantadora das ruas. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, Divisão de Editoração, 1995.

ROUANET, Sergio Paulo. A razão nômade. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1993.

SERRETTI, Maria Angélica Tomás. Toxicomania: um estudo psicanalítico. Mosaico: estudos em Psicologia, n. 1, vol. 5, p. 46-60, 2012.

WILLER, Claudio. Introdução à orgia. In: PIVA, Roberto. Piazzas. São Paulo: Kairós, 1980.

Downloads

Publicado

07.03.2023

Edição

Seção

VOLUME "AHEAD OF PRINT"