O sonhador de palavras: poética cênica em “Vau da sarapalha”
Palavras-chave:
Sarapalha, Apropriação, Conto, Cena, PiollinResumo
Neste artigo lançamos um olhar sobre a trama simbólica presente na adaptação teatral do conto Sarapalha e o processo criativo do encenador. Procuramos apontar o elemento que, segundo nossa hipótese, serviu como ponto de convergência entre as duas linguagens: o fogo.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A Psicanálise do Fogo. Trad. Maria Isabel Braga. Lisboa: Litoral Edições, 1989.
BEIGUI, Alex; VASCONCELOS, Luiz Carlos. “Entrevista.” In: Cadernos do LINCC-Linguagens da Cena Contemporânea. Natal, v. 02, n.02, p. 130-181, 2009.
_____. “Aspectos da Teatralidade em Sarapalha de Guimarães Rosa.” In: Aletria. Belo Horizonte, v. 07, p. 31-39, 2000.
_____. O Teatro Ígneo em Vau da Sarapalha: Do Conto à Encenação – A Travessia de ‘Sarapalha’ de Guimarães Rosa (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, UFBA, Salvador-BA, 1999.
DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. Lisboa, Presença, 1989.
RABETTI, Beti. “Sarapalha: um Marco da Cena Contemporânea no Brasil.” In: Revista de Teatro. Nº 495, Rio de Janeiro, 1996.
ROSA, Guimarães. “Sarapalha.” In: Sagarana. 31 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Imagens Acervo do Grupo de Teatro Piollin. Fotos Cedidas pelo diretor Luiz Carlos Vasconcelos.