Between realism and testimony: Crônicas da vida operária, by Roniwalter Jatobá

Authors

  • Éderson de Oliveira Cabral Universidade Feevale
  • Ernani Mügge Universidade Feevale

Keywords:

Realism, Testimony, Experience, Work, Roniwalter Jatobá

Abstract

This paper discusses the concepts of testimony, developed by Giorgio Agamben, and realism, by Federico Bertoni. These concepts are applied to Crônicas da vida operária, by Roniwalter Jatobá, on which literary critics and the author himself make considerations from his testimonial tone. Such considerations are taken as the object of analysis, and questions about the effects of reality are raised, revealing that the testimonial literature is a connection of universes. Thus, there is an intersection between the real and the fictional, which can be key to critical thinking about the universe of work.

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Author Biographies

Éderson de Oliveira Cabral, Universidade Feevale

Éderson de Oliveira Cabral, assinatura Éder Cabral, é Doutorando no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade FEEVALE, com período sanduíche na Universidade de Bolonha - UNIBO; Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Especialista em Língua Espanhola pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; Licenciado em Letras-Português/Espanhol pela UNISINOS. Possui experiência no ensino de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literatura. Tem como área de concentração os seguintes temas: linguagem, atividade de trabalho, cultura, literatura brasileira, contextos específicos e aprendizagem.

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras Português Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), Especialização em Linguística do Texto pela mesma Universidade (1993) e mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). É doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor e pesquisador da Universidade Feevale, atuando no PPG em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Letras. Atua no Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, constituído pelas linhas de pesquisa "Linguagens estéticas: processos e produção" e "Aquisição e desenvolvimento da linguagem". Entre outras publicações, é co-autor do livro Literatura na Escola - Propostas para o Ensino Fundamental (Artmed). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e metodologia de ensino da literatura.

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Published

2020-01-30