Grupo Globo’s screens and the rescue of a format with a culture value in Globoplay streaming

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2021v23n2.59611

Keywords:

Digital culture, Globoplay, Streaming, Social networks, Transmedia strategies

Abstract

: Globoplay is one of Globo Group’s main distribution media. If then it was a service used as a resource to expand its television grid, currently it also operates as a streaming service, which includes new, mainly series, Original Globoplay productions. Alongside this movement, from May 2020 on, works from the large collection of this media conglomerate, in particular soap operas, have been rescued, recycling contents that have been reused and distributed in other screens, in this case, at Globoplay. More than 50 titles, including works never replayed on Brazilian TV, are available for access at any time on the platform. This strategy seeks, on one hand, to retain the public who understands soap operas as a production of cultural value (GRECO, 2012) and part of its teleafective memory (BRESSAN JUNIOR, 2017) and, on the other hand, to conquer new audience that is present in digital but did not watch it on open TV. From this scope, this paper analyzes transmedia strategies (FECHINE et al., 2013) used by Globoplay to advertise the relaunch of classic soap operas on Instagram through the use of historical and nostalgic resources.

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Author Biographies

Eutália Silva Ramos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Comunicação e Culturas Midiáticas Audiovisuais pelo PPGC da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Comunicação em Mídias Digitais pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Tem experiência na área de Comunicação Audiovisual e possui como principal interesse pesquisas sobre Estudos do Audiovisual, Televisão, Ficção Seriada, Internet e questões ligadas aos processos culturais de convergência das mídias.

Gabriela Borges Martins Caravela, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestre (1997) e doutora em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal (2005-2008), onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação, Cultura e Artes (2005-2012) e ainda atua como colaboradora e professora do Doutorado em Média-Arte Digital. Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Juiz de Fora e atua como professora permanente do PPGCOM. Em 2019-20 realizou seu segundo pós-doutorado sobre qualidade na ficção seriada iberoamericana e literacia midiática nas universidades do Algarve e Huelva (Espanha). Participa da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competência Midiática para a Cidadania - ALFAMED, sendo coordenadora da equipe brasileira composta por UFSC, UEPG, UNB, UFTM e UNISO. Publicou os livros Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas do Canal 2: (2014), A poética televisual de Samuel Beckett (2009), organizou a coletânea Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010) e co-organizou os livros Competência Midiática em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes (2019); Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011), Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário Vol I (2011), Vol II (2012) e Vol IV (2015) e Discursos e Práticas de Qualidade na TV (2008) e publicos em diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos Audiovisuais e Mídias digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: Televisão, Literacia Midiática, Cinema, Artes e Mídias, Serviço Público de Televisão e Dramaturgia de Samuel Beckett.

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Published

2021-10-27

Issue

Section

AUDIOVISUAL NARRATIVES: HISTORICAL, AESTHETICAL AND CULTURAL PERSPECTIVES