Signos metaficcionais e o diálogo entre gêneros em Jogo de cena
Mots-clés :
Metaficção, Documentário, Representação, EncenaçãoRésumé
O objetivo deste texto é analisar o filme Jogo de cena (2006), de Eduardo Coutinho, com ênfase no caráter metaficcional que o caracteriza. Por ser definido como pertencente ao chamado gênero documentário, também nos interessa analisar a tensão criada a partir da imbricação entre a experiência real (vivida) e a dramatização/encenação dessa experiência diante das câmeras.
Téléchargements
Références
ARISTÓTELES, Horácio, Longino. A poética clássica. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1997.
BERNARDO, Gustavo. O livro da metaficção. [Ilustrações Carolina Kaastrup]. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.
COSTA, Lígia Militz da. A poética de Aristóteles: mimese e verossimilhança. São Paulo: Ática, 2003.
GENETTE, Gerárd. Discurso da narrativa. Ensaio de método. Tradução de Fernando Cabral Martins. Lisboa: Arcádia, 1979.
LINS, Consuelo e MESQUITA, Claudia. Aspectos do documentário brasileiro contemporâneo (1999-2007). In: BAPTISTA, Mauro e MASCARELLO, Fernando. (orgs.). Cinema mundial contemporâneo. Campinas/São Paulo: Papirus, 2008.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Tradução Mônica Saddy Martins. Campinas/SP: Papirus, 2005.
PRINCE, Gerald. Metanarrative signs. In: CURRIE, Mark (ed.). Metafiction. New York: Longman, 1995.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2008.
STAM, Robert. O espetáculo interrompido: literatura e cinema de desmistificação. Tradução de José Eduardo Moretzsohn. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.