Correio das modas e Novo correio das modas: modos de ser mulher em Lisboa e no Rio de Janeiro do século xix
Mots-clés :
Jornal, Mulher, OitocentosRésumé
O presente trabalho tem como objetivo tornar visível a representação de mulher nos jornais Correio das modas (1807), publicado em Lisboa e Novo Correio das Modas (1854), publicado no Rio de Janeiro. Embora haja distinção de períodos e da origem dos jornais, havia um modo comum de escrever e publicar as suas notícias próprias da época, o que possibilita estreitar as relações entre Lisboa e o Rio de Janeiro para situar a rede de comunicação que havia entre elas. Para tanto, esses jornais foram analisados na perspectiva da Nova História Cultural, a qual tem considerado os usos da escrita como uma fonte bastante significativa para compreender como comunidades ou indivíduos constroem suas representações de mundo e as investem de significação. Correio das modas e Novo Correio das Modas foram destinados às mulheres, e, ainda que apresentem as suas materialidades distintas, ambos os periódicos apontam semelhanças para orientar suas leitoras sobre modos e formas de ser mulher nos dois lados do Atlântico. Nesse sentido, os jornais supracitados ofereciam às leitoras de Lisboa e as do Rio de Janeiro, em épocas diferentes, instruções sobre a vida doméstica ao mesmo tempo em que as divertiam através de diversos gêneros literários no Oitocentos.
Téléchargements
Références
ABREU, Ilda Soares de. O ar do tempo: a moda “à francesa”. Revista HMiC, número VIII, 2010. Disponível em: http://ddd.uab.cat/pub/hmic/16964403n8p141.pdf. Acesso em: 07 de março de 2012.
BUITONI, D. H. S. Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. São Paulo: Summus. 2009.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priore. 2. ed. Brasília/DF: UnB, 1999.
CORREIO DAS MODAS. Lisboa, 1807.
COSTA, Carlos Roberto. A Revista no Brasil, O Século XIX. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação: Universidade de São Paulo, 2007.
DONEGÁ, Ana Laura. Correio das Modas (1838-1839) e Novo Correio das Modas (1852-1854): a prosa ficcional entre as publicações dos Laemmert. Disponível em: http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/seta/article/viewFile/1296/1493. Acesso em 13 de fevereiro de 2011.
FITTIPALDI, Ciça. (2008) O que é uma imagem narrativa? In: OLIVERIA, Ieda de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL.
FREYRE, Gilberto. Modos de homem e modas de mulher. 2ª Ed. São Paulo: Editora Global, 2009.
JINZENJI, Monica. Y. A instrução e educação das senhoras brasileiras do século XIX através do periódico O Mentor das Brasileiras. Texto impresso, 2009.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. Trad. Maria Lúcia Machado. Ed. Companhia de Bolso, 2009.
LUSTOSA, I. O nascimento da imprensa brasileira. 2ed. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2004.
MOREL, Marcos. Da gazeta tradicional aos jornais de opinião: metamorfoses da imprensa periódica no Brasil. In: NEVES, Lúcia Maria B. P. das (org.). Livros e impressos: retratos do Setecentos e do Oitocentos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
NOVO CORREIO DAS MODAS. Rio de Janeiro, 1854.
ROCHA, Felipe Soares. Moda: reflexos das relações contemporâneas. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/3541037/Moda-um-reflexo-das-relacoes-sociais#archive_trial. Acesso em: 07 de março de 2012.
SAFIOTTI, Heleieth Iara Bongiovanni. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
TENGARRINHA, J. História da imprensa periódica portuguesa. 2ª edição revista e aumentada. Lisboa: Editorial Caminho, 1989.