Correio das modas e Novo correio das modas: modos de ser mulher em Lisboa e no Rio de Janeiro do século xix

Auteurs

  • Fabiana SENA
  • Antonio Roberto Seixas da CRUZ

Mots-clés :

Jornal, Mulher, Oitocentos

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo tornar visível a representação de mulher nos jornais Correio das modas (1807), publicado em Lisboa e Novo Correio das Modas (1854), publicado no Rio de Janeiro. Embora haja distinção de períodos e da origem dos jornais, havia um modo comum de escrever e publicar as suas notícias próprias da época, o que possibilita estreitar as relações entre Lisboa e o Rio de Janeiro para situar a rede de comunicação que havia entre elas. Para tanto, esses jornais foram analisados na perspectiva da Nova História Cultural, a qual tem considerado os usos da escrita como uma fonte bastante significativa para compreender como comunidades ou indivíduos constroem suas representações de mundo e as investem de significação. Correio das modas e Novo Correio das Modas foram destinados às mulheres, e, ainda que apresentem as suas materialidades distintas, ambos os periódicos apontam semelhanças para orientar suas leitoras sobre modos e formas de ser mulher nos dois lados do Atlântico. Nesse sentido, os jornais supracitados ofereciam às leitoras de Lisboa e as do Rio de Janeiro, em épocas diferentes, instruções sobre a vida doméstica ao mesmo tempo em que as divertiam através de diversos gêneros literários no Oitocentos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ABREU, Ilda Soares de. O ar do tempo: a moda “à francesa”. Revista HMiC, número VIII, 2010. Disponível em: http://ddd.uab.cat/pub/hmic/16964403n8p141.pdf. Acesso em: 07 de março de 2012.

BUITONI, D. H. S. Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. São Paulo: Summus. 2009.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priore. 2. ed. Brasília/DF: UnB, 1999.

CORREIO DAS MODAS. Lisboa, 1807.

COSTA, Carlos Roberto. A Revista no Brasil, O Século XIX. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação: Universidade de São Paulo, 2007.

DONEGÁ, Ana Laura. Correio das Modas (1838-1839) e Novo Correio das Modas (1852-1854): a prosa ficcional entre as publicações dos Laemmert. Disponível em: http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/seta/article/viewFile/1296/1493. Acesso em 13 de fevereiro de 2011.

FITTIPALDI, Ciça. (2008) O que é uma imagem narrativa? In: OLIVERIA, Ieda de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL.

FREYRE, Gilberto. Modos de homem e modas de mulher. 2ª Ed. São Paulo: Editora Global, 2009.

JINZENJI, Monica. Y. A instrução e educação das senhoras brasileiras do século XIX através do periódico O Mentor das Brasileiras. Texto impresso, 2009.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. Trad. Maria Lúcia Machado. Ed. Companhia de Bolso, 2009.

LUSTOSA, I. O nascimento da imprensa brasileira. 2ed. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2004.

MOREL, Marcos. Da gazeta tradicional aos jornais de opinião: metamorfoses da imprensa periódica no Brasil. In: NEVES, Lúcia Maria B. P. das (org.). Livros e impressos: retratos do Setecentos e do Oitocentos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.

NOVO CORREIO DAS MODAS. Rio de Janeiro, 1854.

ROCHA, Felipe Soares. Moda: reflexos das relações contemporâneas. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/3541037/Moda-um-reflexo-das-relacoes-sociais#archive_trial. Acesso em: 07 de março de 2012.

SAFIOTTI, Heleieth Iara Bongiovanni. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.

TENGARRINHA, J. História da imprensa periódica portuguesa. 2ª edição revista e aumentada. Lisboa: Editorial Caminho, 1989.

Téléchargements

Publiée

2013-03-27

Numéro

Rubrique

Artigos do Dossiê