Pera, prata e porcelana

Auteurs

  • Leoné Astrid BARZOTTO UFGD

Mots-clés :

Semiótica, Narrativa, Cristina Garcia

Résumé

O romance The Lady Matador’s Hotel (2010), da escritora cubano-americana, Cristina Garcia, é o objeto-foco desta investigação, a qual almeja fazer uma análise interpretativa, pelo viés da Semiótica da Cultura em confluência com os Estudos Culturais e Pós-coloniais, focando a cultura latino-americana, primordialmente, para compreender a proposta de uma existência além do gênero na performance ritualística da protagonista, a toureira Suki Palacios. Através de um comportamento deveras inusitado e repetitivo, os gestos e ações de Suki, que precedem as grandes touradas, enchem-se de simbologia e acabam sendo altamente emblemáticos para toda a ótica cultural do romance em si. Tal performance envolve o consumo de uma pera com talheres de prata em porcelana e, em seguida, o exercício do sexo casual com desconhecido; preferencialmente um sujeito qualquer, aquele que passa despercebido pelo gosto da multidão, uma espécie de ‘zé ninguém’. Esta personagem profundamente híbrida incorpora uma lady matadora, intrigante figura feminina-masculina, central neste romance ambientado numa capital latino-americana sem nome, porém completamente singular ao contexto plural que representa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAKHTIN, Mikhail. Estética de la creación verbal. Trad. Tatiana Bubnova, México: Siglo 21.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

COUTINHO, Eduardo F. Mutações do comparatismo no universo latino-americano. In: SCHMIDT, Rita T. (org.). Sob o signo do presente: intervenções comparatistas.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010, p. 31-42.

GARCÍA, Cristina. The Lady Matador's Hotel. New York: Scribner, 2010.

HALL, Stuart. Identidade Cultural e Diáspora. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.n.24, p.68-75, 1996.

MACHADO, Irene. Escola de Semiótica: a experiência de Tártu-Moscou para o Estudo da Cultura. SP: Ateliê Editorial, 2003.

MIGNOLO, Walter D. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. Solange Oliveira. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Violência de gênero:o lugar da práxis na construção da subjetividade. Disponível em: www.pucsp.br/neils/downloads/v2-artigo-saffioti.pdf Acesso em 11 set. 2014.

Téléchargements

Publiée

2015-04-08

Numéro

Rubrique

Artigos do Dossiê