Um “abraço” ao comodismo: o batuque do samba com a batida do rock
Mots-clés :
Semiótica da Cultura, Diálogo intersemiótico, Poesia da canção de samba, Samba de gafieiraRésumé
Este trabalho pretende desenvolver, através da Semiótica da Cultura unida aos estudos críticos-literários da MPB, uma investigação semiótica no samba, mais precisamente, um diálogo intersemiótico entre dois sistemas de linguagens independentes: a poesia da canção (linguagem verbal) e o samba de salão (linguagem não-verbal), a partir da coreografia em samba de gafieira intermediada pela canção “Aquele Abraço” (Gilberto Gil, 2000). Se entendermos a dança como um sistema modelizante de segundo grau, (assim como a poesia), com codificação própria, então poderemos analisar, diante de uma situação de representação, se a mesma poderá não apenas representar a canção, mas sim dialogar com esta, ou seja, se a interconexão entre a canção e a dança poderá contribuir, ainda que em suas particularidades, para um enriquecimento artístico mútuo entre os sistemas envolvidos, gerando uma dinâmica transformadora nas linguagens da cultura.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, M. O problema do texto. In: Estética da Criação Verbal. Trad. Maria E.G.G. Pereira. S. Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 327-358.
CAMPOS, Augusto de. Viva a Bahia-ia-ia! In:__________ Balanço da Bossa e outras Bossas. 3ª reimpressão da 5ª ed. de 1993. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 163.
CHKLÓVSKI, V. A arte como procedimento. In: Teoria da Literatura: Formalistas Russos. Porto Alegre: Globo, 1973, p. 39-56.
DINIZ, André. O Samba dos Festivais. In: Almanaque do Samba. 2ª Ed. Revista e Ampliada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008, p. 237-256.
ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese. São Paulo: Editora Perspectiva, 12ª Ed. 1995, p. 15 -16.
JAKOBSON, R. Linguística e Poética. In: Linguística e Comunicação. 22ª Ed. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix. 2007, p. 118-162.
LACERDA, Rachelina S. de. O Bambear Semiótico no Samba: da Canção ao Salão. Dissertação de Mestrado não publicada. João Pessoa: PPGL/UFPB. 2011.
LÓTMAN, I. O Conceito de Texto. In: A estrutura do texto artístico. Trad. Maria do Carmo Vieira Raposo e Alberto Raposo. Lisboa: Editorial Estampa, 1978, p.101-112.
LÓTMAN, I. Sobre o Problema da Tipologia da Cultura. In: SCHNAIDERMAN Boris (org.). Semiótica russa. Aurora Bernardini, Boris Schnaiderman e Lucy Seki. S. Paulo: Perspectiva (Col. Debates, v. 162), 1979, p. 31-41.
MACHADO, Irene. Escola de semiótica: a experiência de Tártu-Moscou para o estudo da cultura, S. Paulo: Ateliê Editorial/FAFESP. 2003, p.23-187.
MACHADO, Irene. (org.). Semiótica da cultura e semiosfera. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2007, p.27-68.
MACHADO, Irene. Conhecimento como Ato Semiótico. In: O filme que Saussure não viu: o pensamento semiótico de Roman Jakobson. Vinhedo-SP: Horizonte Editora, 2008, p.23-66.
MATOS, Cláudia. Acertei no Milhar: malandragem e samba no tempo de Getúlio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
MUKARÓVSKY, J. A Personalidade do Artista. / A arte e a Concepção do Mundo. In: Escritos sobre estética e semiótica da arte. Trad. Manuel Ruas. Lisboa: Editorial Estampa (Col Imprensa Universitária, v. 20), 1981, p. 273-290; 303-315.
PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. 3ª reimpr. da 1ª ed. de 1987. São Paulo: Perspectiva (Estudos; 93), 2008, p.1-11/205-215.
PAVIS, Patrice. O Teatro no Cruzamento de Culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PERNA, Marco. Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira. Rio de Janeiro: o autor, 2005.
PERRONE, Charles. Letras e Letras da MPB. 2ª edição histórica. Rio de Janeiro: Booklink, 2008.
RIBEIRO NETO, Amador. Uma Levada Maneira: no Ar, Poesia e Música Popular. In: Conceitos: Revista da ADUFPB – JP. João Pessoa, 2000, p. 21-27.
SEVERIANO, Jairo. Uma História da Música Popular Brasileira: das Origens à Modernidade. 2º ed. São Paulo: Editora 34, 2008, p. 21-28 / 383-454.
SODRÉ, Muniz. Samba: o Dono do Corpo. 2ª ed. Rio de Janeiro: MAUAD Editora, 1998.
SOUZA, Tárik, de. Tem Mais Samba: das Raízes à Eletrônica. São Paulo: Ed. 34, 2003, p. 305-311.
TATIT, Luiz. Dicção do Cancionista. In: O Cancionista: Composição de Canções no Brasil. Edusp, 1996. p. 9-27.
TATIT, Luiz. Elementos para Análise da Canção Popular. In: Musicando a Semiótica: Ensaios. Ed. AnnaBlume, 1997, p. 101-103.
USPÊNSKI, B. A. Elementos estruturais comuns às diferentes formas de arte. In: SCHNAIDERMAN Boris (org.). Semiótica russa. S. Paulo: Perspectiva (Col. Debates, v. 162), 1979, p.163-218.
ZENICOLA, Denise M. Samba de gafieira: performance da ginga. Tese de Doutorado. Centro de Letras e Artes, UNIRIO. Não publicado, 2005, p. 1-15.
OUTRAS FONTES
BUCLI, E. Corporeitá e Conoscenza Nota Sulla Posizione della Filisofia Fenomenológica. In: PONTREMOLI, Alessandro. Drammaturgia della Danza: percorsi coreografici del secondo novecento. Milano: Euresis Edições, 1997. In: Universidade ca' foscari de Veneza. Disponível em:
http://www.tesionline.it/__PDF/18892/18892p.pdf. Último acesso: 29/10/2014.
CALENDOLI, Giovanni. Storia della danza universale. Arnoldo Mondatori Editore, 1985. In: Universidade ca' foscari de Veneza. Disponível em:
http://www.tesionline.it/__PDF/18892/18892p.pdf. Último acesso: 29/10/2014.
Coreografia Everaldo L. e Sulema T. Aquele Abraço. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BLs0_9uxkic&feature=youtu.be. Recife – PE, 2008. Último Acesso: 29/10/2014.
GIL, Gilberto. Aquele Abraço. In: Aquele Abraço – Gilberto Gil (Disco I). Iris Musique, 2000.
PONTREMOLI Alessandro. La Danza. Storia, Teoria, Estetica nel Novecento. Roma-Bari: Editori Laterza, 2004. In: Universidade ca' foscari de Veneza. Disponível em:
http://www.tesionline.it/__PDF/18892/18892p.pdf. Último acesso: 29/10/2014.
RIBEIRO NETO, Amador. Sobre a Palavra. In: Coluna FARRA. S. Paulo, outubro/2008. Cronópios - portal de Literatura Contemporânea Brasileira. Disponível em: http://www.cronopios.com.br/site/colunistas.asp?id=3601. Último acesso: 29/10/2014.
ROCHA, Gilmar. Navalha não Corta Seda: Estética e Performance no Vestuário do Malandro, 2005, p.135-137. Disponível em: www.scielo.br/pdf/tem/v10n20/07.pdf. Último acesso: 29/10/2014.
ZENICOLA, Denise M. Dança de Malandros e Mulatas. Os Urbanistas - Revista de Antropologia Urbana. Ano 3, volume 3, 4 julho de 2006. Disponível em: http://www.osurbanitas.org/osurbanitas4/Zenicola.html. Último acesso: 29/10/2014.