A configuração do tempo e da memória no romance e na adaptação fílmica de To the Lighthouse
Mots-clés :
Virginia Woolf, Tempo e memória, AdaptaçãoRésumé
A adaptação de categorias subjetivas da literatura para o cinema tem mostrado grande investimento nas construções simbólicas da linguagem plástica, fornecendo subsídios à recriação poética de esferas temáticas e temporais. Tal recriação, segundo Chatman (1990), faz-se possível através dos filtros que mantêm a subjetividade necessária à adaptação dos processos de percepção interior. Neste sentido, nossa pesquisa apresenta os resultados do estudo comparado entre o romance To the Lighthouse, de Virginia Woolf, e a adaptação fílmica homônima, de Colin Gregg, objetivando a análise da construção das estruturas temporais, em ambas as narrativas, e a investigação dos efeitos de sentido decorrentes do diálogo entre os meios. Para tanto, subsidiados nas bases críticas e teórico-metodológicas de Hutcheon (2011), Ricoeur (2010), Martin (2007), Draaisma (2005), Bergson (2006), Hussey (2000), Marcus (1997), dentre outros estudiosos, mostramos a construção das estratégias que interferem significativamente na configuração do tempo e da memória, seus dados subjetivos e sua representação simbólica. Constatamos, então, que o processo de materialização da memória, na adaptação de To the Lighthouse, faz-se sobretudo através de elementos simbólicos relacionados à duração da percepção interior, quando acionada a partir de um estímulo sensorial, proporcionando ao espectador a possibilidade de complementação dos dados temporais e a construção de significados.
Téléchargements
Références
BEER, Gillian. Virginia Woolf: The Common Ground. Michigan, University of Michigan Press, 1996.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito.Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
_____. Duração e simultaneidade. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CHATMAN, Seymour. Coming To Terms: The Rhetoric of Narrative in Fiction and Film. Ithaca and London: Cornell University Press, 1990.
DRAAISMA, Douwe. Metáforas da memória: uma história das ideias sobre a mente. São Paulo: EDUSC, 2005.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Trad. Eloisa A. Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2007.
Revista Graphos, vol. 17, n° 1, 2015 | UFPB/PPGL | ISSN 1516-1536 1 90
GAY, Jane de. Virginia Woolf’s Novels and the Literary Past. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.
HUSSEY, Mark. How Should One Read a Screen? In: CAUGHIE, Pamela L. (Ed.). Virginia Woolf in The Age of Mechanical Reproduction. New York: Garland Publishing Inc., 2000.
HUTCHEON, Linda. A Theory of Adaptation. New York, Routledge, 2006.
MAFFESOLI, Michel. O instante eterno: o retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. Trad. Rogério de Almeida e Alexandre Dias. São Paulo: Zouk, 2003.
MARCUS, Laura. The Tenth Muse: Writing About Cinema in the Modernist Period. USA: Oxford University Press, 2007.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Braziliense, 2007.
MEPHAM, John. Figures of Desire: Narration and Fiction in To the Lighthouse. In: REID, Sue (Ed.). Mrs Dalloway and To the Lighthouse: Contemporary Critical Essays. London: Macmillan Press, 1993.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: A configuração do tempo na narrativa de ficção. Trad. Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
ROSENFELD, Anatol. Os gêneros épico e lírico e seus traços estilísticos fundamentais. In: _____. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2008.
WALKER, David. Andre Gide. London: Macmillan, 1990.
WOOLF, Virginia. To The Lighthouse. London: Penguin Books, 1992.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FILMOGRAFIA
VIRGINIA WOOLF’S TO THE LIGHTHOUSE. Direção: Colin Gregg. Produção: BBC-TV e Colin Gregg Films LTD, 1983. DVD (115 min), Widescreen, color, sem legendas. Distribuição: Monterey Media Inc.