Banida por encarceramento: uma leitura de “A alta”, de Maria Judite de Carvalho

Auteurs

  • Renata Quintella de OLIVEIRA UFRJ

Mots-clés :

Banimento, Exclusão inclusiva, Mulier sacra, Maria Judite de Carvalho

Résumé

Este trabalho analisa o conto “A alta”, da ficcionista portuguesa contemporânea Maria Judite de Carvalho. O conto selecionado está contido na coletânea Seta Despedida (1995) e tematiza questões que lhe são recorrentes: o feminino, a velhice, a solidão, a efemeridade da vida, o silêncio, o banimento, a morte em vida. Neste artigo, focalizamos nossa análise na personagem feminina, destacando sua condição de mulier sacra (traçando um paralelo com um termo utilizado por Giorgio Agamben: “homo sacer”). Esta personagem é banida: sua condição de mulher e idosa corrobora para que haja este banimento que é, paradoxalmente, uma “exclusão inclusiva”: ao mesmo tempo em que a personagem é excluída, é incorporada à esfera social, que representa, para ela, espécie de “cárcere” do qual ela não poderá escapar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer I: o poder soberano e a vida nua. Trad.: Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

BACHELARD, Gaston. “A casa. Do porão ao sótão. O sentido da cabana”. In: A Poéti-ca do Espaço. Trad. De Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______. “Casa e universo”. In: A Poética do Espaço. Trad. De Antônio de Pádua Dane-si. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BUESCU, Helena Carvalhão. “Somos todos Homines Sacri: uma leitura agambiana de Maria Judite de Carvalho”. In: DUARTE, Lélia Parreira (org). De Orfeu e de Perséfone: Morte e Literatura. Cotia, S.P.: Ateliê Editorial; Belo Horizonte, M.G.: Ed-itora PUC Minas, 2008.

CARVALHO, Maria Judite. Seta despedida. 2 ed. Publicações Europa-América. 1995. (Coleção Século XX, 359).

DUARTE, Lélia Parreira. “Maria Judite de Carvalho: Seta despedida não volta ao arco”. In: DUARTE, Lélia Parreira (org). De Orfeu e de Perséfone: Morte e Literatura. Cotia, S.P.: Ateliê Editorial. Belo Horizonte, M.G.: Editora PUC Minas, 2008.

ESTEVES, José Manuel da Costa. Seta despedida de Maria Judite de Carvalho: uma forma abreviada sobre a dificuldade de viver. Artigo publicado no Cahier Du Crepal. Le conte em langue portugaise, n6, Paris, Presses de La Sorbonne Nouvelle, dir. de Anne-Marie Quint, 1999. Disponível em: <http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/investigacao-catedras-ic/catedra-lindley-cintra-paris-ouest-nanterre/1544-1544/file.html>. Acesso em 24/06/15 às 15:01.

GUSMÃO, M. “A arte narrativa de Maria Judite de Carvalho”. Jornal de Letras. Lis-boa. 22/05/1996.

SILVA, R. “Uma voz estrangulada”. In: Jornal de Letras. 22/05/1996, p. 16-17.

Téléchargements

Publiée

2016-09-13