Marília Mendonça: a nova canção de Procne
Mots-clés :
Música, Canção de Procne, Empoderamento FemininoRésumé
O texto em tela converte-se em uma análise crítica e interpretativa da produção artística da cantora e compositora goiana Marília Mendonça, principalmente das posturas feminina e feminista adotadas pelo eu-poético da maioria de suas composições. Nesta análise foram abordados tópicos importantes como o mito de Procne, o empoderamento feminino e a condição feminina, inclusive no seio da música sertaneja, lugar notadamente segregador e falocêntrico, como tantos outros na sociedade atual.
Téléchargements
Références
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo - Fatos e Mitos. Rio de Janeiro: Nova Fron-teira, 1949. Vol.1. Trad. Sergio Milliet. p. 07-23
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 6ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Bra-sil, 1998. p. 115-134
MENDONÇA, Marilia. Infiel. Rio de Janeiro. Som Livre. 2016. 1 CD.
MOREIRA, Nadilza. M. B. Da margem para o centro: a autoria feminina e o discurso feminista do século XIX. In: DUARTE, Constância Lima; ASSIS. Eduardo de; BEZERRA, Kátia da Costa. (Org.). In: Coleção Mulher e Literatura. 809 ed. BELO HORIZONTE, MG: Gráfica Editora Tavares Ltda., 2002, p. 143-147. v.1.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Recife: SOS Cor-po, 1989.
WOOLF, Virgínia. Um teto todo seu. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.