O ABC da dança: a ensinança do controle erótico das mulheres
Mots-clés :
Dança, Erotismo, Literatura de cordelRésumé
O ABC das Danças é um tema recorrente nas narrativas de folhetos de cordel, situando-se numa verdadeira encruzilhada de “ensinanças” dos paradigmas do comportamento e da questão dos prazeres provocados pela dança nas mulheres do mundo rural do Nordeste brasileiro. O incessante jogo interligado entre dança /Eros/ prazer dá início à construção da instância de ditar normas ao prazer físico das mulheres, à semelhanças das narrativas de pensamento pedagógico na Idade Média, sobremaneira o livro Leal Conselheiro e o Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sella de Don Duarte. O movimento da dança nas mulheres tem uma relação muito íntima entre um pacto da luxúria encadeado pelo diabo e a corporalidade da palavra com a simetria da encenação dos gestos da dança, uma representação dos novos paradigmas dos quereres femininos, em particular das mulheres do mundo rural nordestino.
Téléchargements
Références
Fontes medievais
DUARTE, D. Leal Conselheiro; Edição crítica de Joseph M. Piel, Lisboa Livraria Bertrand, 1942.
ROJAS, Fernando de. La Celestina. Damiani, Bruno M. (ed.). Madrid: Cátedra, 1974.
Fontes dos folhetos de cordel
CAVALCANTE, Rodolfo. ABC da nova dança (A dança do gute-gute). [s.n.t.]. 8p.
FRANCISCO SEVERINO, Gilberto. O grande exemplo da moça que foi ao inferno por disfazer da mãe e zombar de Frei Damião[s.n.t]8 p;
LEITE, José da Costa. A moça que dançou com Satanaz no inferno. Condado. [s.n.], [s.d.]. 8p.
SANTOS, Apolônio Alves. A mulher que foi ao inferno e dançou com o diabo.
____. A mulher que foi ao inferno e dançou com Satanás. [s.n.t.]. 8p.
____. A mulher que cantou cintura fina e dançou com o diabo. [s.n.t.]. 8p.
SANTOS, Manuel Camilo. A moça que dançou com o diabo cantando cintura fina. Guarabira: [s.1.], 1951, 8p.
SANTOS, Erotilde. A mulher que passou o carnaval no inferno. [s.n.t.]. 8p.
SENA, Joaquim Batista de. Estória de Marieta, a moça que dançou com o diabo cantando cintura fina. Guarabira [s.e.], 1974
______. Estória da moça que dançou no inferno. Juazeiro do Norte: [s.e.], 1978, 8p.
SENA, Joaquim Batista. Estória de Marieta, a moça que dançou no inferno.
Bibliografia complementar
BALANDIER, George. O contorno: poder e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1997.
BASTIDE, Roger. Imagens do Nordeste místico em preto e branco. Rio de Janeiro: Empresa Gráfica O Cruzeiro, 1945.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Lisboa: Edições Antígona, 1988.
BERNHEIMER, R. Wild men in the middle Age. New York: Octagon Books, 1979.
CAPRA, Fritjol. O tao da física, Um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental. São Paulo: Cultrix, 1997.
DURAND, Gilbert, As estruturas antropológicas do imaginário. Lisboa: Editorial Presnla, 1989.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 1980.
JUNG, Carly. Mysterium coniunctionis: pesquisas sobre a separação e a composição dos opostos na alquimia. Petrópolis: Vozes, 1985.
JUNG, Gustav Carl. Psicologia e alquimia. Petrópolis: Vozes, 1990.
MAFFESOLI, Michel. A sombra de Dioniso. Contribuição a uma sociologia da orgia. Rio de Janeiro: Edição Graal, 1985.
MALINOWISKI, Bronislaw. A Diary in the Strict Sense of the Word; New York: Harcourt, Brace & World,1967
MICHELET, Jules. A feiticeira. São Paulo: Círculo do Livro, 1985.
MURARO, Rose Marie. Sexualidade da mulher brasileira: corpo e classe social no Brasil. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Ventos, 1996.
NIETZSCHE, F. W. A origem da tragédia. São Paulo: Moraes, s.d.