Sergio Bianchi: a política do desbunde

Auteurs

  • Ricardo Mendes Mattos USP

Mots-clés :

Desbunde, Marginal, Revolução Sexual, Anarquia, Contracultura

Résumé

O desbunde representou uma alternativa política da juventude brasileira da década de 1970, descontente com os destinos da esquerda armada e entusiasmada com as possibilidades do movimento contracultural estadunidense. Discutem-se as características da política do desbunde no cineasta Sergio Bianchi, a partir da análise de personagens de dois de seus filmes: Antônio Cesar (Romance, 1988) e Jairo Mendes (Jogo das Decapitações, 2013). Conclui-se haver no desbunde de Bianchi uma perspectiva artística que inaugura novas formas de pensar e retratar a realidade de forma concreta, crítica e criativa; uma postura política que não se deixa capturar pelos fáceis rótulos da direita ou da esquerda, com feições libertárias de combate ao Estado; além de grande apreço por ações terroristas e práticas marginais, salpicadas pela vivência da liberdade sexual que denuncia o controle dos corpos pelo cristianismo.

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Biographie de l'auteur

Ricardo Mendes Mattos, USP

Doutor em Psicologia Social da Arte pela Universidade de São Paulo. E-mail: ricardomendesmattos@gmail.com

Références

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TÃO CÁUSTICO quanto sua obra Bianchi diz que está tudo dominado. Gazeta do Povo, 2010. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/tao-caustico-quanto-sua-obra-bianchi-diz-que-esta-tudo-dominado-aywxgcrjpys0vhu6sgj5pi15a>. Acesso em: 11 ago 2017.

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

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Publiée

2018-09-11