Poeticidade e coloquialidade no texto de Shakespeare: um comentário sobre a tradução da fala The seven ages of man

Auteurs

  • Enéias Farias Tavares
  • Lawrence Flores Pereira

Mots-clés :

tradução, verso alexandrino, formas cesurais, drama shakespeariano

Résumé

Nesse texto, usando como objeto de análise uma fala da personagem Jaques, da peça As You Like It, analisamos o uso dos padrões métricos e rítmicos do Alexandrino para a tradução do drama shakespeariano em português como uma alternativa para a medida decassilábica tradicional. Essa discussão inclui um comentário dos padrões acentuais e rítmicos do verso alexandrino francês como base para reencenar formas equivalentes em português, enfatizando em particular sua natureza cesural e seus grandes benefícios sobre a tonalização e a expressão poéticas. Também analisamos o texto original de As sete idades do homem e uma outra proposta de tradução, nesse caso do poeta brasileiro Carlos Alberto Nunes. PALAVRAS-CHAVE: tradução, verso alexandrino, formas cesurais, drama shakespeariano.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

FLORES PEREIRA, Lawrence. Notas do uso do alexandrino na tradução do drama shakespeariano. In: GUERINI, Andréia. TORRES. Marie-Hélène C. Torre. COSTA, Walter Carlos. Literatura Traduzida & Literatura Nacional. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009, p. 145.

HONAN, Park. Shakespeare uma vida. São Paulo: Cia das Letras, 2001.

HOUAISS, Antônio. Introdução à tradução de Ivo Barroso para 42 Sonetos de Shakespeare. In: SHAKESPEARE, William. 42 Sonetos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

NUNES, Carlos Alberto. Introdução geral e plano da publicação do teatro completo. In: SHAKESPEARE, William. Teatro Completo – Comédias. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

PIGNATARI, Décio. Dante, Shakespeare, Sheridan, Goethe Retrato do amor quando jovem. São Paulo: Schwarcz ltda, 2006.

SHAKESPEARE, William. As You Like It. Ed. Alan Brissenden. New York: Oxford University Press, 1993.

____. Teatro Completo – Comédias. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

Téléchargements