Retórica e teônimos em De Natura Deorum, II
Mots-clés :
Retórica. Teônimos. Estoicismo. Narratio. Deuses.Résumé
Em De Natura Deorum, livro II, o autor Cícero promove, através do personagem Balbo, os preceitos vigentes da escola filosófica estoica em Roma, sobretudo no que tange à natureza, forma física e nomes dos deuses, que são explicados em se considerando os aspectos filológicos e semânticos das palavras que lhes são atribuídas. É notória a tentativa de argumentação através de um discurso amplamente baseado em preceitos retóricos vigentes dos quais se utiliza o personagem Balbo para o convencimento dos seus interlocutores Veleio e Cota, representantes da escola epicurista e do academicismo, respectivamente. Com vista a verificar os argumentos utilizados, o presente trabalho, primeiramente, demonstra a estruturação retórica de que se utiliza o estoico em seu discurso ao longo do segundo livro: proêmio, narratio e conclusio; em seguida, analisam-se parágrafos importantes da narratio para a compreensão do ideal estoico acerca dos nomes atribuídos aos deuses.
Téléchargements
Références
ARISTÓTELES, Retórica. Tradução e notas de Manuel Alexandre Júnior et alii. Lisboa: Imprensa Nacional, 1998.
BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário mítico-etimológico: Mitologia e religião romana. 3 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.
CÍCERO. Da natureza dos deuses – Livro 2. Bilíngue. Introdução, tradução e notas: Willy Paredes Soares. João Pessoa: Ideia, 2018. Disponível em: < letrasclassicas.com.br/biblioteca/livros/>. Acesso em 17 abr. 2018.
CÍCERO. De Natura Deorum. O. Plasberg. Leipzig: Teubner, 1917.
CÍCERO. De Diuinatione. With an English translation by W. A. Falconer. London: Harvard University Press, 1992.
HESÍODO, Teogonia. Estudo e tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2007.
PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Estudos de História da Cultura Clássica: II volume – Cultura Romana. 4 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009, p. 123-180.
PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Estudos de História da Cultura Clássica: I volume – Cultura Grega. 11 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012, p. 263-283 e 541-545.
Retórica a Herênio; Tradução de Ana Paula Celestino Faria e Adriana Seabra. São Paulo: Hedra, 2005.