Nas linhas verticais e horizontais dos ensinamentos e vivências pedagógicas de Anselmo de Bec (1033-1109) e Guiberto de Nogent (c.1055-1125), mestre e discípulo que viveram, aprenderam e ensinaram muito antes do tempo das universidades

Auteurs

  • Carlile Lanzieri Júnior Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-7190-6809
  • Natalia Graciela Jakubecki Universidade de Buenos Aires

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n3.54147

Mots-clés :

Anselmo de Bec, Aprendizagem horizontal, Educação medieval, Guiberto de Nogent, Monaquismo

Résumé

Pensar aspectos do convívio entre mestres e discípulos no medievo, tendo como referencial analítico uma abordagem mais horizontal e menos hierárquica que leve em consideração não apenas questões socioprofissionais, mas, sobretudo, aspectos humanos e contextuais dessa relação, é a proposta central deste artigo. Como fio condutor, tomaremos as palavras de Guiberto de Nogent e Anselmo de Bec, discípulo e mestre que conviveram por mais de uma década na abadia de Saint-Germer-de-Fly. Nos testemunhos deixados por Guiberto, vislumbramos boa parte do que Anselmo propunha em termos educacionais e existenciais. Mas Guiberto também acresceu algo de si ao que aprendeu a partir de experiências próprias. Já no que Anselmo nos deixou, sobretudo em seu epistolário, encontramos muitas das tensões e incertezas comuns à juventude de então, o que nos permite confiar que a história da educação no medievo, destacadamente entre os séculos XI e XII, deve ser contata não como algo que se fez sob um dossel de pensamentos únicos, lineares e impositivos, mas levando-se em consideração todas as angústias, tensões, negociações, recuos e adaptações de quem de fato a permitiu existir.

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Biographie de l'auteur

Carlile Lanzieri Júnior, Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto C do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFMT

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Publiée

2020-12-17

Numéro

Rubrique

DOSSIER : MOYEN ÂGE - PERSPECTIVES MULTIDIMENSIONNELLES