O papel do humor no cinema do suburbanismo fantástico
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2021v23n1.57548Mots-clés :
Suburbanismo Fantástico, Subúrbio, Humor, Gênero, Classe MédiaRésumé
O subúrbio estadunidense é marcado por um recorte social bastante específico: uma classe média branca, arraigada em um discurso meritocrata e vinculada ao “Sonho Americano”. Sua imagem idílica foi consolidada desde os anos 1950 pelas sitcoms de subúrbio, mas também passou a ser contraposta pelo suburbanismo gótico – gênero literário que também encontrou ambiente fértil no audiovisual. Nestes subgêneros o humor se apresenta de forma dicotômica e contraditória, que pode ser resumido nas seguintes máximas: rir conosco ou rir de nós. Nosso interesse nesse artigo passa a ser na investigação do uso do humor em um terceiro subgênero, este muito mais recente: o suburbanismo fantástico. Definido por McFadzean (2019, p.1) como um conjunto de filmes Hollywoodianos que começaram a aparecer nos anos 1980, onde crianças e adolescentes que vivem no subúrbio são chamados para confrontar uma força fantástica e disruptiva, tais quais E.T. – O Extraterrestre, Os Goonies e De Volta Para o Futuro. O presente trabalho então se aprofunda no papel mercadológico, narrativo e moral do humor nessas narrativas, considerando tanto o seu público alvo, como sua natureza sintática explicitamente reacionária, e que, por isso, contrapõe a natureza subversiva tanto da comédia quanto da fantasia – gêneros que se fundamentam no confronto, respectivamente, das expectativas e das regras do real.
Téléchargements
Références
BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2004.
BRITTON, Andrew. Britton on Film: The Complete Film Criticism of Andrew Britton. Detroit: Wayne State University Press, EUA, 2009
COONTZ, Stephanie. The Way We Never Were: American Families and the Nostalgia Trap. New York: Basic Books, 2000
DWYER, Michael. Back to the fifties. Nostalgia, Hollywood film, and popular music of the seventies and eighties. New York: Oxford University Press, 2015.
EHRMAN, John. The eighties: American in the Age of Reagan. New Haven: Yale University Press, 2005.
FORREST, David; HARPER, Graeme; RAYNER, Jonathan (eds.). Filmurbia: screening the suburbs. London: Palgrave Macmillan, 2017.
GEORGE, Suzan. Gendering science fiction films: invaders from the suburbs. New York: Palgrave Macmillan, 2013.
HANLON, Bernadette. Once the American dream: inner-ring suburbs of the metropolitan United States. Philadelphia, Pennsylvania: Temple University Press, 2009.
JONES, Darryl; McCARTHY, Elizabeth; MURPHY, Bernice (Eds.). It came from the 1950s!. London: Palgrave Macmillan, 2011.
JURCA, Catherine. White Diaspora. The Suburb and the Twentieth-Century American Novel. New Jersey: Princeton University Press, 2001
McFADZEAN, Angus. The suburban fantastic: a semantic and syntactic grouping in contemporary Hollywood cinema. Science Fiction Film and Television, Volume 10, Nº 1 Liverpool University, Uk., pp. 1-25 2017
McFADZEAN, Angus. Suburban fantastic cinema: growing up in the late twentieth century. New York: Wallflower Press, Columbia University, 2019
MURPHY, Bernice. The suburban gothic in American popular culture. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009
OLSON, Lars. Great Expectations: The Role of Myth in 1980s Films with Child Heroes. Blacksburg: Viginia Polytechic Institute, 2011
PRINCE, Stephen. American cinema of the 1980s. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 2007
ROAS, David (ed.) Teorias de lo fantastico. Madrid: Arco Libros, 2001.
ROWLEY, Stephen. Movie towns and sitcom suburbs: building Hollywood’s ideal communities. New York: Palgrave Macmillan, 2015
SANTOS, Roberto Elísio dos. Reflexões teóricas sobre o humor e o riso na arte e nas mídias massivas. In: SANTOS, Roberto Elísio dos; ROSSETI, Regina (Orgs.). Humor e riso nas culturas midiáticas: variações e permanências. São Paulo: Paulinas, 2012.
TAYLOR, Ella. Prime Time Families: Television Culture in Post War America. Berkeley: University California Press. 1989
TOLSTOY, Leon. Anna Karênina. Rio de Janeiro: Itatiaia, 2007
TROY, Gilles. Morning in America: how Ronald Reagan invented the 1980s. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2005.
WALTERS, James. Fantasy Film: A Critical Introduction. Berg, New York. 2011
WETMORE JR., Kevin. (Ed.) Uncovering Stranger Things: essays on eighties nostalgia, cynicism and innocence in the series. Jefferson, North Carolina: McFarland Company, 2018.
WOJCIK-ANDREWS, Ian. Children’s films: history, ideology, pedagogy, theory. Children’s Literature and Culture. Vol. 12. Garland Library of the Humanities. Texas, 2000.
WOOD, Robin. Hollywood from Vietnam to Reagan... and beyond. New York: Columbia University Press, 2003.
WOOD, Robin. Papering the cracs: fantasy and ideology in the Reagan Era. Movies and Mass Culture. New Brunswick: Rutgers University Press, 1996.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés PEDRO ARTUR LAURIA, India Mara Martins 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .