AS VÁRIAS PEDRAS DO CAMINHO

ARNALDO ANTUNES COM CORA CORALINA, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Auteurs

  • Maria Salete Borba Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Karoline Zampiva Corrêa Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2023v25n1.64106

Mots-clés :

Poesia contemporânea , Anacronismo, Arnaldo Antunes, Pedra, Poesia

Résumé

O presente artigo tem como intuito analisar e apresentar uma leitura do tempo como anacronismo a partir do poema “pedra de pedra”, do poeta, compositor e artista visual paulista Arnaldo Antunes. Esse poema está inserido no livro Agora aqui ninguém precisa de si, que foi publicado em 2015. Nesse sentido, pretende-se destacar, em um primeiro momento, como esse poema, a partir do elemento “pedra”, apresentado nesse artigo como um dispositivo de leitura, dialoga com textos de épocas e autores distintos, a saber: Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto. Em um segundo momento, busca-se apresentar como a pedra se torna um elemento constituinte da cidade natal dos poetas em estudo. Para isso, escolheu-se analisar esses textos pelo viés anacrônico, isto é, não linear, visto que, esse conceito contribui para que possamos ler um texto atual observando nele característica de outros tempos. Sendo assim, utiliza-se como arcabouço teórico os livros: Diante do tempo: História da arte e anacronismo das imagens, de Georges Didi-Huberman (2015), O que é um dispositivo? (2005), de Giorgio Agamben; O que é o contemporâneo? e outros ensaios, de Giorgio Agamben (2009), Seis propostas para o próximo milênio, de Italo Calvino (1990), entre outros materiais.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maria Salete Borba, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Maria Salete Borba (dita Nena Borba) é professora de Literatura Brasileira na Universidade Estadual do Centro-Oeste e artista. Doutora em Literatura (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem pós-doutorado (Capes-Reuni 2011-2012) em Literatura, pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Universidade de Leiden (Holanda), em 2017-2018. Atuou como professora convidada na Universidade de Leiden (2009-2011 e 2020/21) e como professora colaboradora na cadeira de Desenho Artístico da Universidade do Estado de Santa Catarina (2002-2005). É membro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL. É líder do Grupo de Pesquisa Desdobramentos: arte, estética, tempo. Publicou capítulos de livros e artigos em periódicos da área e dedica-se ao estudo da teoria da modernidade, assim como, das relações entre literatura e outras artes.

Karoline Zampiva Corrêa, Universidade Federal do Paraná

Karoline Zampiva Corrêa possui mestrado em Letras - Interfaces entre Língua e Literatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atualmente é doutoranda em Letras/ Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Références

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? Revista Outra Travessia. n.5. Ilha de Santa Catarina, 2005.

ANDRADE, Carlos Drummond. Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

ANDRADE, Carlos Drummond. Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ANDRADE, Carlos Drummond. Amar se aprende amando: poesia de convívio de humor. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. 21. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

ANTUNES, Arnaldo. Agora aqui ninguém precisa de si. São Paulo: Companhia das letras, 2015.

ANTUNES. Arnaldo. As coisas. Ilustrado por Rosa Moreau Antunes. São Paulo: Iluminuras, 2002.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 51.ed. São Paulo: Cultrix, 2017.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. 3. ed. São Paulo: Companhia das letras, 1990.

CORALINA, Cora. Poema dos becos de Goiás e estórias mais. 5. ed. Mariana: Global distribuidora de Livros e Revistas G.B DE Oliveira & Cia Ltda, 1984.

CORALINA, Cora. Meu livro de cordel. São Paulo: Global, 2012.

CORALINA, Cora. Vintém de cobre. São Paulo: Global, 2012.

CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Teoria da Poesia Concreta: Textos Críticos e manifestos 1950-1960. [s.l] : Livraria duas cidades, 1975.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Ltda, 2000.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: UFMG, 2015.

FRANZ, Marcelo. Os (des)caminhos da poesia: os sentidos do deslocamento em Carlos Drummond de Andrade. Revista Lampejo, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 35-46, 2017. Disponível em: < 2 - OS (DES)CAMINHOS DA POESIA.pdf (revistalampejo.org) >. Acesso em: 03 ago. 2022.

JULIÃO, Rafael. A Arcádia Melancólica De Cláudio Manuel Da Costa. Revista Diadorim, Rio de Janeiro, v. 13, p. 221-233, Jul. 2013. Disponível em: < file:///C:/Users/Karol/Downloads/3992-8884-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 14 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.35520/diadorim.2013.v13n0a3992

MELO NETO, João Cabral de. Educação pela pedra e outros poemas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 27, n. 53, p. 11-23, Jan./Jun. 2007. Disponível em: < Redalyc.Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias >. Acesso em: 03 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882007000100002

SANTOS, Fabiano Rodrigo da Silva; GONÇALVEZ, Maria Clara. O silêncio da pedra: breves considerações sobre o nada, o silêncio e as ausências em A pedra do Sono de João Cabral de Melo Neto. Revista Travessias Interativas, Sergipe, v. 07, n. 1, p. 1-16, Jan./Jun. 2014. Disponível em: < O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO | Travessias Interativas (ufs.br) >. Acesso em: 03 ago. 2022.

SANTOS, Jana Cândida Castro dos. Cidade e representação: a cidade de Goiás na obra de Cora Coralina. 2017. 178p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, Brasília. 2017. Disponível em: < 2017_JanaCândidaCastrodosSantos.pdf (unb.br)>. Acesso em: 02 ago. 2022.

TELES, Gilberto Mendonça; GARCIA, Othon Moacyr. Drummond: a estilística da repetição (2a ed., rev. e aument.). Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.

Publiée

2023-03-16

Numéro

Rubrique

VOLUME "AHEAD OF PRINT"