A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DA LITERATURA:

UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA

Auteurs

  • Marineide Cavalcanti Arruda ARRUDA Universidade Católica de Pernambuco
  • Nádia Araújo Universidade Católica de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-2102-2455
  • André Araújo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Ana Paula Torres de Queiroz Queiroz Universidade Católica de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-8860-3935

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.10580390

Mots-clés :

Literatura da tradição oral; contação de histórias; formação do leitor literário; práticas de ensino; sociointeracionismo.

Résumé

Neste trabalho, apresentamos os resultados e a análise de uma pesquisa junto a um grupo de professores e estudantes do Ensino Médio, na cidade de Tapiramutá/Bahia. Com ele, objetivamos compreender as contribuições das atividades de contação de histórias realizadas por contadores tradicionais, orientadas pela perspectiva sociointeracionista da linguagem, para a formação do leitor literário, a partir das seguintes questões: como a literatura da tradição oral pode possibilitar a proposição de práticas de ensino situadas a partir da perspectiva sociointeracionista? Quais as contribuições da contação de histórias para a formação do leitor literário? Partimos do entendimento da importância da inclusão das literaturas da tradição oral no currículo como conteúdo de ensino, na perspectiva sociointeracionista, objetivando tornar pública e visível a cultura dos falantes de uma determinada comunidade discursiva, narrada a partir dos gêneros orais. A metodologia é de natureza qualitativa, sob os fundamentos da pesquisa-ação, por meio de atividades propostas envolvendo uma rede colaborativa que, conjuntamente, planejou e desenvolveu as atividades compostas pela promoção de sequências didáticas e atividades de leitura, interpretação, ilustração e releitura de textos literários oriundos da tradição oral. Tomamos como percurso teórico as perspectivas de Marcuschi (2008; 2010), Bakhtin (2007; 2015; 2017) e Gumperz (1982). Verificamos que as atividades e práticas de leitura literária desenvolvidas seguiram metodologias norteadas pela reflexão dos contextos históricos, sociais e culturais concretos dos educandos e foram embasadas nas seguintes perspectivas: na teoria sociointeracionista, na BNCC - Base Nacional Comum Curricular - e no letramento literário.

 

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Bibliographies de l'auteur

Nádia Araújo, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2004), Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto de Pós-graduação e Extensão - IBPEX (2006), Mestrado em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2016), Pós-graduação em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2018), Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é concursada na rede Pública do Estado da Bahia e do Município de Tapiramutá. e concursada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada de professores da Educação Básica, Educação no contexto de diversidade, Educação e Multi/interculturalismo, Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa

André Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

André Luís de Araújo é Jesuíta, Doutor e Mestre em Letras Estudos Literários pela UFMG. Graduado em Letras pela UFMG e em Filosofia e Teologia pelo Centro Sèvres Facultés Jésuites de Paris, tendo feito uma parte de seus estudos filosóficos na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, tem se aventurado a escrever, porque acredita num potencial inventivo e pictórico da palavra poética. Como professor do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), aposta num projeto ético-estético de enunciação que se lança na confluência com outras artes, a filosofia e a teologia. Desenvolve suas pesquisas na linha dos processos de organização linguística e identidade social, tematizando a literatura e outros sistemas semióticos, a expressão da alteridade e os Estudos Culturais. Publicou o livro de poemas "Sagrado Primitivo" (Loyola, 2017).

Ana Paula Torres de Queiroz Queiroz, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem ( UNICAP) e mestra pelo mesmo Programa. É professora e pesquisadora  do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco- IFPE na área de educação. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - GEPEC-IFPE/Cnpq, onde desenvolve a linha de pesquisa Formação de Professores. Atua preferencialmente nos seguintes temas: formação docente, práticas pedagógicas, e Análise Dialógica do Discurso.

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Publiée

2023-03-20

Numéro

Rubrique

VOLUME "AHEAD OF PRINT"