POESIA NA ESCOLA:
UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE LEITURA DE POEMAS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DA REDE PÚBLICA PAULISTA (2018-2019)
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2024v26n1.69542Mots-clés :
ensino de poesia;, currículo;, leitura literária;, material didático;, livro didático.Résumé
Este artigo apresenta uma investigação a respeito de propostas de leitura de poemas em materiais didáticos oferecidos ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF) da rede pública do Estado de São Paulo. O que encontramos nos materiais produzidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no período da pesquisa (2018-2019), foi praticamente a ausência dessas propostas. Passamos, assim, à análise do livro didático Português: Linguagens (Cereja; Magalhães, 2015a). Apesar das oportunidades de leitura, observamos uma abordagem limitada a aspectos formais dos textos, não favorecendo a aproximação entre estudante-leitor e poesia. Propomos, portanto, uma discussão sobre a presença (ou a ausência) da poesia em sala de aula, a partir da análise documental (Lüdke; André, 1986) de materiais didáticos utilizados no intervalo da investigação, bem como de dois currículos: o Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (São Paulo, 2010), vigente entre 2008 e 2019, e o Currículo Paulista (2019a), homologado no decorrer da pesquisa, no ano de 2019. O texto é resultante de pesquisa de mestrado realizada nos anos de 2018 e 2019. Desse modo, apresenta-se como a memória de um período de transição entre dois currículos do Estado de São Paulo, assim como o registro da forma como a leitura de poemas foi proposta em materiais didáticos no referido espaço de tempo.
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