Tradição e contradição: naturalização do rock no Brasil
Mots-clés :
música popular brasileira, identidade nacional, cultura brasileiraRésumé
O presente trabalho pretende analisar os sentidos produzidos pela incorporação de caracteres preestabelecidos nos discursos acerca do que se compreende como nacional no processo de naturalização do rock no Brasil – interpretado o referido processo como meio de acontecimento e de problematização do sistema de classificação da canção no Brasil. Para tanto, analisa-se como o rock brasileiro dialoga com os aspectos constitutivos da cultura brasileira e da identidade nacional presentificados na MPB – isto por meio da relativização da dicotomia instaurada no campo da música popular brasileira, entrevendo, assim, as suas contradições.
Téléchargements
Références
ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB: a história de nossa música popular de sua origem até hoje. 2. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
ANDRADE, Mário de. Música, doce música. 2. ed. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1976a.
______. Introdução à estética musical. Pesquisa, estabelecimento de texto, introdução e notas por Flávia Camargo Toni. São Paulo: Hucitec, 1995.
______. “O artista e o artesão”. In: O baile das quatro artes. São Paulo: Martins, 1963.
______. “Memória e assombração”. In: Táxi e crônicas no Diário Nacional. Estabelecimento de texto, introdução e notas de Telê Porto Ancona Lopez. São Paulo: Duas Cidades, Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976b.
______. “Primitivos”. In: Revista da Academia Paulista de Letras - n. 27. São Paulo, setembro, 1944. (p. 21 a 28) ______. “Questões de arte”. In: SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: Edusp / Fapesp, 1995.
ANTELO, Raúl. Algaravia: discursos de nação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998.
BAHIANA, Ana Maria. Nada será como antes: MPB nos anos 70. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1980.
BARTHES, Roland. Crítica e verdade. São Paulo: Perspectiva, 1970.
BATAILLE, Georges. “El arte primitivo”. In: Documents. Caracas: Monte Ávila, 1969.
______. O erotismo. Tradução de João Bénard da Costa. Rio de Janeiro: Moraes, 1968.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanna Marie Gagnebin. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas; vol.1) BUCK-MORSS, Susan. “Estética e anestética: o ‘ensaio sobre a obra de arte’ de Walter Benjamin reconsiderado.” In: Travessia – Revista de literatura - n. 33. Florianópolis, ago.-dez., 1996. (p. 11-41).
COLI, Jorge. Música final: Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998.
EINSTEIN, Carl. La escultura negra y otros escritos. Barcelona: Gil e Gaya, 2002.
FOUCAULT, Michel. “Prefácio à Transgressão”. In: Ditos e escritos III – Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
JOHNSON, Barbara. “Algumas conseqüências da diferença anatômica dos textos. Para uma teoria do poema em prosa.” In: O discurso da poesia – Poétique no. 28. Trad. Leocádia Reis e Carlos Reis. Coimbra: Almedina, 1982.
NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Annablume/Fapesp, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
______. Da retórica. Prefácio e tradução Tito Cardoso e Cunha. 2a ed. Lisboa: Veja, 1999. (Passagens) ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SANDRONI, Carlos. “Adeus à MPB”. In Berenice Cavalcante [et al.] (organização) Decantando a República. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
______. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.: Ed UFRJ, 2001.
SANTIAGO, Silviano. “Democratização no Brasil – 1979-1981”. In: ANTELO, Raúl (et al.). Declínio da arte / Ascensão da cultura. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1998.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
DISCOGRAFIA AVE SANGRIA. Ave sangria. Continental, 1974.
SÁ, RODRIX & GUARABIRA. Passado, presente, futuro. Odeon, 1972.
SEIXAS, Raul. Krig-Ha, Bandolo!. Philips, 1973.