DISCURSO TEATRAL E FORMAÇÃO ESTÉTICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA:

TOMBOLO DO LOMBO EM PERSPECTIVA DIALÓGICA

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves UFPR
  • Caroline Carvalho Universidade Regional de Blumenau
  • Carla Carvalho Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2024v26n1.69233

Palavras-chave:

Discurso Teatral, Livro de Arte, Formação Estética, Primeira Infância

Resumo

O artigo discute a formação estética na primeira infância, constituindo diálogo com a obra literária Tombolo do Lombo, escrita e ilustrada por André Neves, e publicada pela Editora Paulinas. As seguintes questões movem a pesquisa: o livro de arte para a infância possibilita o encontro do bebê com sua formação estética? Quais os diálogos possíveis entre arte, literatura e formação estética que constituem o diálogo do primeiro leitor com a obra? Para discutir tais questões, utiliza-se da PEBA – Pesquisa Educacional Baseada em Arte, uma vez que tomamos a arte como construção científica que tem na subjetividade possibilidade de pesquisa. O artigo realiza uma Análise Dialógica do Discurso, perspectiva que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal ancoragem teórico-metodológica. Por meio de uma análise do discurso teatral em perspectiva dialógica, podemos identificar as potencialidades da formação estética e cultural do bebê, na relação com o ambiente, com seus familiares e com a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, UFPR

Professor da Universidade Federal do Paraná. Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Linguísticos e Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Caroline Carvalho, Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Teatro (FURB), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI, Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Professora do Curso de Licenciatura em Teatro da FURB. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Labelit – Laboratório de Estudos em educação, linguagem e teatralidades da UFPR da Linha de Pesquisa LiCorEs – Linguagem, Corpo e Estética na Educação, e do GP Arte e Estética na Educação da FURB.

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Educação Artística (FURB), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Professora do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, Líder do GP Arte e Estética na Educação.

Referências

ALESSI, Viviane.; GARANHANI, Marynelma. Bakhtin, Wallon e as linguagens dos bebês. Curitiba: Ed. UFPR, 2019.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, Mikhail; VOLÓCHINOV, Volóchinov. Marxismo e Filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2017.

CARVALHO, Caroline; NEITZEL, Adair; MORAES, Taiza. Da mediação de leitura à autonomia leitora. In: NEITZEL, Adair.; CERVI, Gicele; MORAES, Taiza. Mediações do Literário. Curitiba: CRV, 2020. p. 107 a 132.

FERNANDES, Janaina de Mello. A enunciação na encenação teatral. Estudos Semióticos, [S. l.], n. 2, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/49164 Acesso em: 08 mar. 2024.

GONÇALVES, Jean Carlos. Circo Negro: o discurso teatral em perspectiva dialógica. In: BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S. Dialogismo: Teoria e(m) Prática. São Paulo: Terracota Editora, 2014.

GONÇALVES, Jean Carlos. Artes do Corpo e Dialogismo em Soneto 116: potencialidades para uma educação estética do olhar. Revista da Anpoll, [S. l.], v. 53, n. 1, p. 161–176, 2022. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1603 Acesso em: 08 mar. 2024.

GONÇALVES, Jean Carlos.; GONÇALVES, Michelle Bocchi. (des)educação estética em Weapon is a part of my body: Corpo e política em discurso. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21457 Acesso em: 09 mar. 2024.

GONÇALVES, Jean Carlos; SOUZA, Adriana Teles. O discurso teatral nas fronteiras entre vida e arte: potencialidades para a educação. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 476–489, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/58644 Acesso em: 10 mar.. 2024.

GONÇALVES, J. C. O que (não) é Educação Estética? Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 19, n. 2, p. e63561p, abr. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/vNXbhwfMCkrj3v8Js9cXVty/#

Acesso em: 11 mar. 2024.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.

PETIT, Michèle. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora 34, 2019.

UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

VOLÓCHINOV, Volóchinov. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019.

WINNICOTT, Donald. Tudo começa em casa. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

WINNICOTT, Donald. O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu Editora, 2019.

Downloads

Publicado

30.12.2024

Edição

Seção

MUSEU DE TUDO 3: TEMA LIVRE