ESTRANGEIROS EM PRÓPRIA TERRA: UMA REFLEXÃO SOBRE FILOSOFIA NA AMÉRICA LATINA A PARTIR DA QUESTÃO INDÍGENA

Autores

  • Rodrigo Costa

DOI:

https://doi.org/10.7443/24245

Palavras-chave:

Indígenas, Alteridade, Estrangeiros, Araweté

Resumo

Os indígenas brasileiros, embora nativos, são vistos como estrangeiros por grande parte da população brasileira; o que caracteriza uma curiosa forma de exclusão, formada historicamente e alimentada até pelos supostos defensores dos indígenas, como o padre espanhol Bartolomé de las Casas. Analogamente, no âmbito meta-filosófico, o estudo da filosofia brasileira e latino-americana em geral, mesmo em terras brasileiras, é visto como estranho, perdendo-se de vista dentro da temporalidade da filosofia europeia. Assim, os indígenas e as filosofias latino-americanas são vistas como estrangeiras, constituindo-se como alteridades em suas próprias terras. Neste texto se reflete sobre a possibilidade de ver outras formas de lidar com a alteridade, não excludentes mas constitutivas, inspirando-nos num breve estudo da cosmo-visão dos indígenas Arawetés.

 

[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i1.24245]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUENO, Eduardo. Apresentação em: LAS CASAS, Bartolomeu de. O paraíso destruído. Brevíssima relação da destruição das Índias. Porto Alegre, LPM Pocket, 2011.

DUSSEL, Enrique. 1492 – O encobrimento do outro. A origem do “mito da modernidade”. Petrópolis, Editora Vozes, 1993.

LAS CASAS, Bartolomé de. Brevíssima relação da destruição das Índias em: Liberdade e justiça para os povos da América. Oito Tratados impressos em Sevilha em 1552. São Paulo: Paulus, 2010

ORTEGA, Raúl Páramo. Bartolomé de las Casas: em búsqueda del rostro amable de la conquista em: Teoría y crítica de la psicologia 1, 3 – 19 (2011).

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Imanência do inimigo em: A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: CosacNaify, 5ª edição, 2013.

______. From the enemy's point of view. Humanity and divinity in an Amazonian society (trad. C. Howard). Chicago: Univ. of Chicago Press, 1992.

Downloads

Publicado

14-05-2015