CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS À REVISTA ESPAÇO DO CURRÍCULO – NÚMERO TEMÁTICO V. 17, N. 2 DE 2024

15-04-2024

A Revista Espaço do Currículo informa que no período de 01 de maio de 2024 a 30 de maio de 2024 encontra-se aberta a submissão de trabalhos para publicação, em Número Temático, intitulado - O currículo, o tempo e as redes sociais: lugares de afetos e aceleração da vida. Esse número será organizado pelas professoras doutoras Graça Reis (PPGE/UFRJ), Soymara Emilião (CAP/UERJ – UFRJ) e pelo professor doutor Allan Rodrigues (PPGE/UNESA – UFRJ).

EMENTA

A presente proposta de  número temático tem como objetivo discutir caminhos e modos produzidos nas brechas e fissuras dos currículos que estão em circulação nas escolas, diante da aceleração do mundo, da fragmentação da atenção e dos interesses que vão sendo acostumados aos tempos das redes sociais. Quais os escapes das criações curriculares que são criadas pelos praticantes (Certeau, 1994) das escolas, diante deste tempo que parece cada vez mais curto ou só de likes? Pensar o currículo a partir de outra temporalidade significa desconfigurar  uma  formação  que durante muito tempo foi considerada a ideal, ou seja, um modelo eurocêntrico de pensar-fazer-saber educação como espaço da temporalidade. No bojo da questão temporalidade/modernidade existe uma concepção de progresso onde a escola e o currículo são alinhados à ideia de progresso/desenvolvimento. Essa perspectiva de uma educação para o progresso-temporal está embutida nas políticas neoliberais e conversadoras que ditam sobre o que deveria ser as escolas e não como elas acontecem. Assim, nos questionamos: qual o tempo da escola? Qual o tempo de pensar outros currículos? Será que é possível pensar um currículo como mais envolvimento do que desenvolvimento (Bispo dos Santos, 2023)? Nesse sentido, como estamos compreendendo o uso/consumo das redes sociais no campo da educação? Este  número temático tem como objetivo pensar os cotidianos escolares que inventam formas de resistência e transgressão às estruturas de uma temporalidade “cronos”. Nosso objetivo central é trazer textos que reavaliem as normas predominantes nos estudos de currículos sobre o tempo e os usos das redes sociais.  Como os currículos vêm sendo criados na discussão tempo e temas como gênero, racismo, capacitismo e outros tantos tão importantes que pensam as relações humanizadoras e de experiencias? É possível pensar uma outra relação redes sociais, escolas, tempos e currículos? Como vivenciar as escolas como espaçotempo de aprenderes frente a entrada das redes sociais que são parte da vida de todos na contemporaneidade? A redes sociais podem ser um lugar de veiculação de outros tempos e de afetos? Se andamos em constelações, como bem nos lembrar Ailton Krenak (2020), qual o nosso tempo? Qual o tempo do ato educativo? Qual o tempo da criação curricular?

Para isso, priorizamos abordagens metodológicas que buscam uma ruptura com o paradigma eurocêntrico do tempo e dos usos das redes sociais como espaço de aceleração da vida, utilizando metodologias qualitativas que se baseiam nas múltiplas epistemologias produzidas pelos sul. Assim, este  número temático parte da compreensão de que precisamos repensar os modos epistemológicos de “olhar currículos” de maneira complexa e em outra temporalidade de presenças e afetos. Nos currículos muitos saberes se entrelaçam e nutrem corpos, vidas, modos de ver, compreender, ler e se pensar, para além das políticas do silenciamento, normalização, progresso e temporalidade acelerada. Assim, convidamos todes para cantar-escrever textos que permitam pensar outro tempo, outras relações com redes sociais, como canta Caetano Veloso:

Ainda assim acredito,

ser possível reunirmo-nos

Tempo, tempo, tempo, tempo

Num outro nível de vínculo

Tempo, tempo, tempo, tempo

Desejamos que este  número temático coloque em conversação diferentes criações tecidas a partir das cosmovisões, modos outros de narrar a vida e a pesquisa em educação, vislumbrando compor uma constelação de artigos que orientem para outros possíveis, referenciados por outros tempos, as redes sociais e a vida cotidiana.

Consulte as Instruções aos Autores para adequar o seu trabalho, conforme as normas de publicação que se encontram disponíveis no Portal de Periódicos da Universidade Federal da Paraíba, acessando a revista no site https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec.

O envio dos trabalhos deverá ser por meio do referido Portal de Periódicos, acessando a Revista https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec. Para isso, faça o cadastro como Autor para realizar a submissão de seu trabalho.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail: rec@ce.ufpb.br.