Sobre a Revista

A Revista Espaço do Currículo - REC é uma publicação eletrônica de fluxo contínuo, com edições quadrimestrais e qualis A3 (2017-2020) em Educação, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seu objetivo é divulgar estudos curriculares nacionais e internacionais que dialoguem com as diversas vertentes epistemológicas do campo, destacando a relação entre sociedade, educação e currículo. A seleção dos artigos submetidos é feita por um Conselho Editorial formado por pesquisadores de diversas instituições e países. A revista não cobra taxas para a publicação dos textos.

Financiamento do Periódico

A REC é mantida financeiramente pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Anúncios

Novos artigos publicados na Revista Espaço do Currículo – Volume 18, Número 1.

07-04-2025

Prezada comunidade de leitores/as, pesquisadores/as e docentes,

Com grande satisfação, anunciamos a publicação de novos artigos no Número Temático/Demanda Contínua do volume 18, número 1 da Revista Espaço do Currículo. Esta edição traz contribuições relevantes para o campo dos estudos curriculares, reafirmando nosso compromisso com a disseminação de produções acadêmicas originais e de qualidade.

Se desejarem acessar o volume completo, disponibilizamos o link do sumário: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/index.

Agradecemos pelo interesse e pelo apoio contínuo à nossa revista.

Atenciosamente,

Comissão Editorial

Saiba mais sobre Novos artigos publicados na Revista Espaço do Currículo – Volume 18, Número 1.

Edição Atual

v. 18 n. 1 (2025): "EU ESCREVO PARA UM MUNDO NO QUAL POSSA VIVER": criações docentes e reinvenções curriculares
					Visualizar v. 18 n. 1 (2025): "EU ESCREVO PARA UM MUNDO NO QUAL POSSA VIVER": criações docentes e reinvenções curriculares
Publicado: 10-01-2025

Artigos

  • POR UM CIBERCURRÍCULO UBÍQUO PARA ESCOLAS E UNIVERSIDADES QUE SE QUER QUE SEJA NÔMADE

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.72080
    José Damião Trindade Rocha, Pedro Henrique Ribeiro Fernandes
    e72080
  • PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES PARA OUTROS CURRÍCULOS POSSÍVEIS

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.71717
    Nilma Margarida de Castro Crusoé
    e71717
  • PESQUISA, FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO reflexões a partir de uma experiência

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.72325
    Ozerina Victor de Oliveira, Imar Domingos Queiroz, Rosana Paula da Silva Nascimento
    e72325
  • SE A FACULDADE DE PEDAGOGIA NÃO FORMA, QUEM O FARÁ? DISCURSOS CURRICULARES DOS CURSOS DE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.72097
    Rita Frangella
    e72097
  • CURRÍCULOS FREIREANOS NA BUSCA DE MUNDOS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE AVANÇOS DA EXTREMA DIREITA NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.71791
    Francisco Thiago Silva
    e71791
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS (IM)POSSIBILIDADES PARA AS JUVENTUDES

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.72323
    Juares da Silva Thiesen
    e72323
  • OS OBJETOS DE CONHECIMENTO PODEM ERRAR DE ENDEREÇO? destinerrâncias curriculares e cidadania por vir

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.71709
    Clívio Pimentel Junior
    e71709

Seção Especial

  • OS CIENTISTAS PODEM CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES EM PROL DE UM MUNDO NO QUAL POSSAMOS VIVER

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.73084
    Guy Lapostolle, Saeed Paivandi
    e73084
  • PASOLINI, PEDAGOGIA PÚBLICA, PRESENÇA SUBJETIVA

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.72923
    William F. Pinar
    e72923

Demanda Contínua

  • DE PROFESSOR A CURADOR indústria cultural e a fabricação de flexibilidades no currículo

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.68483
    Roger dos Santos, Guilherme Profeta
    e68483
  • EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS, CRIAÇÕES CURRICULARES E NARRAÇÕES COTIDIANAS DE VIDAPESQUISAFORMAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.68373
    Joelson de Sousa Morais
    e68373
  • AS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROCAMPO análise de desenhos curriculares para formação do educador do campo

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.67285
    Ehrick Eduardo Martins Melzer
    e67285
  • PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DO SISTEMA ACAFE

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.66462
    Rogerio Augusto Bilibio, Marcio Giusti Trevisol, Davi Alexandre Schoenardie
    e66462
  • O PENSAMENTO FREIREANO NA DÉCADA DE 1950 SOBRE O “DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO DA ALUNA-PROFESSORA”

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.68490
    Teresinha Vilela, Aristóteles Berino
    e68490
  • CONTRIBUIÇÕES DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS/AS PARA O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL um viés histórico-cultural

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.68469
    Bruna Thais Rodrigues Furyama, Regina Ridão Ribeiro de Paula, Heloisa Toshie Irie Saito
    e68469
  • CIDADANIAS, CONVERSAS E CURRÍCULOS centelhas de uma tessitura cotidiana

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.70457
    Rafael Marques Gonçalves, Diego Rosa
    e70457
  • COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDOS DISCIPLINARES DOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.66062
    Eric Mateus Nascimento de Paula, Adolorata Aparecida Bianco Carvalho
    e66062

Resenhas

  • CURRÍCULO EM AÇÃO reflexões sobre o contexto escolar, implementação de projetos e atitudes docentes

    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.70188
    Juh Círico, Akira Aikyo Galvão
    e70188
Ver Todas as Edições