E-ISSN: 1983-1579
DOI: 10.15687/rec
QUALIS: A3 (2017-2020)
A Revista Espaço do Currículo - REC passou a adotar a PUBLICAÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO, seguindo a tendência das publicações científicas. Com a aplicação do fluxo contínuo, todas as edições do ano corrente permanecerão abertas (In progress). À medida em que, os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição que ainda não estiver completa.
1. A REC não cobra taxas para submissão e publicação de artigos.
2. A revista aceita textos para publicação nas seguintes modalidades:
I Artigos
Descrição: entende-se por artigo científicos produções resultantes de pesquisas empíricas e análises que centram sua discussão na área da Educação, especificamente os estudos sobre o currículo, com extensão de 25.000 a 60.000 caracteres com espaço.
II. Resenhas
Descrição: são consideradas resenhas textos que privilegiam as obras (livros, coletâneas, filmes e documentários) de relevância na área da Educação, com ênfase nos estudos em currículo, cuja extensão não ultrapasse os 10.000 caracteres com espaço.
III. Entrevistas
Descrição: nessa modalidade estão contempladas as produções com pesquisadores reconhecidos no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuem para o debate da área de educação, com foco no estudo de currículo.
3. Os textos submetidos devem ser originais, redigidos em português, espanhol ou inglês, e relacionados à subárea currículo. Devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), incluindo: NBR 6022:2018 (Artigo em publicação periódica impressa), NBR 6028:2021 (Resumo, resenha e recensão), NBR 10520:2023 (Citações em documentos), NBR 14724:2011 (Elaboração de trabalhos acadêmicos) e NBR 6023:2020 (Referências).
4. Elementos ilustrativos (quadros, fotos, desenhos, mapas, diagramas, gráficos etc.), sempre que constantes no texto, deverão ser encaminhados em arquivos individuais, correspondentes, portanto, ao elemento indicado. Por ex.: se no texto temos a figura 1, então, deverá ser incluído, junto aos demais arquivos da submissão, um arquivo salvo como Fig1, correspondente à imagem mencionada no texto. Este arquivo, obrigatoriamente deverá ser salvo em formato jpg e sua qualidade de imagem deverá ser superior a 300dpi, não ultrapassando 2 MB.
5. Relatos de pesquisa ou experiência devem ser transformados em artigos para publicação nesta revista científica, conforme as diretrizes da REC.
6. Os trabalhos recebidos para publicação são submetidos à seleção prévia do editor científico da seção a que se destina o texto.
7. A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição aos estudos curriculares, dentro da linha editorial da revista. Também são fundamentais a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica-metodológica e a qualidade do texto.
8. Os arquivos dos textos devem ser encaminhados somente mediante cadastro realizado por meio do site da revista (https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/index).
9. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser, OBRIGATORIAMENTE, digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do(s)/a(s) autor(es)/a(s) no sistema em português, inglês e espanhol.
10. O(s)/A(s) autor(es)/a(s) deve(m) incluir na página de identificação uma breve descrição do currículo, no máximo três linhas, de acordo com o modelo: “Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Docente na Universidade Estadual da Paraíba. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/00000000000000.”
Observação importante: O(s)/A(s) autor/a(es/s) receberão um e-mail com as orientações para vinculação do ORCID à submissão, após aprovação do texto. Será imprescindível a realização do procedimento para publicação do texto no periódico.
11. Devem ser anexados dois arquivos do manuscrito: um sem nenhuma informação que possa identificar os autores e outro identificado.
12. Os manuscritos submetidos, quando derivados de estudos que envolvem seres humanos, devem obrigatoriamente ter sido aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme preconizam as diretrizes e normas da REC no item 1 das Questões Éticas. Os autores deverão inserir a cópia digitalizada da declaração de aprovação do Comitê de Ética em pesquisa da instituição como documento complementar.
13. Os manuscritos devem ter no máximo três autores.
14. Pelo menos um dos autores do texto deve possuir o título de Doutor.
15. Os arquivos para submissão devem estar no formato .doc ou .docx e não devem ultrapassar os 2 Mb.
16. A REC possui um modelo para o envio dos arquivos, o qual pode ser encontrado abaixo. É obrigatório seu uso para a adequação do artigo às normas da Revista.
17. No caso de detecção ou suspeita de plágio, redundância (publicação dupla), dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos (por exemplo, violação de patentes protegidas, experimentos com animais ou humanos sem o devido rigor ético), antes ou após a publicação dos manuscritos, os editores da Revista tomarão medidas de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), fornecendo oportunidade para que autor(es)/a(s) respondam as eventuais reclamações/denúncias, mantendo arquivada toda documentação referente ao caso.
18. A REC reserva-se ao direito de não publicar manuscritos de mesma autoria (ou coautoria) em intervalos inferiores a dois anos. Casos excepcionais (por exemplo, Chamadas de Números Temáticos) serão analisados pela equipe editorial.
19. Uma vez aprovados, os manuscritos encaminhados à REC poderão ser publicados sob forma de artigos, resenhas e entrevistas, desde que os textos estejam em conformidade à norma culta da língua em que são apresentados. Desta forma, todos os textos que, após a devida aprovação, poderão ser obrigatoriamente submetidos a uma revisão textual final, cujo custeio é de estrita responsabilidade de seu(s) autor(es), devido às restrições orçamentárias institucionais.
DIRETRIZES ÉTICAS
1. A REC tem compromisso com as questões éticas inerentes ao processo de avaliação e publicação dos artigos, resenhas, ensaios, informes, ou qualquer outro texto que seja veiculado por esse periódico. Seguimos as recomendações, decisões e procedimentos do Comitê de Ética e de outros documentos, a saber:
a) Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
b) Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);
c) Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica;
d) Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (ANPEd);
e) Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 2 (ANPEd);
f) Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 3 (ANPEd).
Princípios e procedimentos éticos adotados:
a) Quanto aos textos
b) Quanto ao processo de avaliação
c) Outros princípios
3. Detecção de plágio e autoplágio
Os textos submetidos à Revista Espaço do Currículo serão verificados por software para identificação de plágio, sendo utilizado o iThenticate para detecção de plágio em arquivos de texto com aceite de 20%, desde que não correspondam a conceitos e ideias principais de outras publicações de autoria própria ou de terceiros que não estejam devidamente referenciados. Caso o plágio seja comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido referente às indicações apontadas pelos softwares utilizados.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
1. O tempo médio para a avaliação dos manuscritos é de aproximadamente oito meses. Após a aprovação do artigo, estima-se um período de dois meses para os processos de edição (revisão e diagramação) e publicação. Entretanto, este tempo está condicionado ao fluxo de artigos e ao retorno dos pareceristas.
2. Diretrizes para avaliação: O processo de avaliação dos Artigos, Resenhas e Entrevistas enviados à Revista Espaço do Currículo obedece ao seguinte fluxo de avaliação pelos pares:
I. Análise quanto à forma: nessa fase, os textos são submetidos à leitura de ao menos dois dos editores e são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Espaço do Currículo e à linha editorial. Assim, são devolvidos aos autores os textos que:
a) Configuram-se como relatos de experiência ou de pesquisa;
b) Configuram-se unicamente como revisão bibliográfica e não esteja na seção de ensaios;
c) Configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação para artigo e/ou ensaio;
d) Apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa;
e) Não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir;
f) Não têm a área da educação, com foco nos estudos sobre o currículo, como eixo central da discussão;
g) Possuem erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo;
h) São meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada;
i) Não possuem a forma de artigo científico usualmente praticada nos periódicos de Educação, quando submetidos na seção artigo ou ensaios;
j) Não cumprem as normas da Revista Espaço do Currículo para submissão dos artigos, ensaios, entrevistas, resenhas ou resumos (formatação, citações, referências...);
k) Quando forem artigos ou ensaios não apresentam resultados, formulações ou conclusões que apontem avanços para a temática proposta;
l) Se inscrito como artigos, não apresentam elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões;
m) Se apresentam percentual de similaridade acima de 20%, desde que não correspondam a conceitos e ideias principais de outras publicações de autoria própria ou de terceiros que não estejam devidamente referenciados.
Tais trabalhos serão devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação pela Revista Espaço do Currículo, em outra oportunidade. Os trabalhos que se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a fase seguinte.
II. Avaliação pelos pares com base no mérito: nessa segunda fase, a Editoria da Revista Espaço do Currículo encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou convidados ad hoc), de dois estados diferentes ou do exterior. A avaliação levará em conta os seguintes critérios:
a) Contribuição à área da educação e dos estudos curriculares;
b) Originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema;
c) Consistência argumentativa;
d) Rigor da abordagem teórico-metodológica;
e) Qualidade geral do texto.
f) Os pareceristas podem aceitar plenamente o texto, aceitar solicitando reformulações ou recusar. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo.
g) Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor.
h) Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte.
i) Quando dois pareceristas emitem avaliações em oposição, o texto será encaminhado para um terceiro avaliador.
i) Por fim, quando um, ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias.
j) Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.
III. Editoração do trabalho às normas da Revista Espaço do Currículo: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma normalização para que seja finalmente encaminhado pela Editoria para a publicação.
CONFLITO DE INTERESSES
1. Conflitos de interesse são entendidos como condições nas quais uma pessoa envolvida no processo editorial de um manuscrito detém interesses conflitantes ou concorrentes que poderiam influenciar nas decisões editoriais. Considerações pessoais, políticas, financeiras, acadêmicas ou religiosas podem afetar a objetividade na avaliação dos manuscritos (The COPE Report, 1999).
2. Com relação aos conflitos de interesse
a) Devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito.
b) Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento ou colaboradores de pesquisa.
c) Se os editores tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.
d) Pareceristas devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Relações de trabalho com o autor devem ser consideradas (participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação com o autor; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito).
Esta seção é reservada para artigos científicos que abordem pesquisas sobre currículo, mas que não se enquadrem nos objetivos dos números temáticos.
Esta seção destina-se à submissão de artigos científicos para os números temáticos.
Esta seção é reservada para entrevistas com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, líderes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que tragam contribuições significativas para o debate na área da educação, com especial atenção aos estudos curriculares.
Esta seção é dedicada a resenhas que destacam obras de importância na área da Educação, com foco nos estudos de currículo, incluindo livros, coletâneas, filmes e documentários.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
E-ISSN: 1983-1579
DOI: 10.15687/rec
QUALIS: A3 (2017-2020)
A Revista Espaço do Currículo é uma revista eletrônica de qualis A3 (2017-2020) em Educação, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), da Universidade Federal da Paraíba, com publicação quadrimestral (Janeiro, Maio e Setembro) e reserva-se o direito de selecionar os artigos enviados, espontaneamente, e submetê-los à apreciação de um Conselho Editorial constituído por investigadores de diferentes instituições nacionais e internacionais.
ISSN: 1983-1579 | Ano de criação: 2008 | Área do conhecimento: Educação | Periodicidade: Quadrimestral | Qualis: A3 (2017/2020)
A Revista Espaço do Currículo, está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.