CIDADANIAS, CONVERSAS E CURRÍCULOS

centelhas de uma tessitura cotidiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.70457

Palavras-chave:

Currículo, Cotidiano, Cidadania, Emancipação

Resumo

O presente artigo busca examinar e refletir sobre conexão entre o direito à educação e a cidadania nos dias atuais, por meio das práticas educacionais realizadas por professores e estudantes nas escolas. Ao observar de perto a rotina da sala de aula, foi possível compreender como os currículos são construídos e aplicados, e como se relacionam com a sociedade, muitas vezes divergindo das propostas pedagógicas oficiais. O desenvolvimento de uma sociedade mais democrática e cidadã requer uma mudança na cultura educacional, baseada na cooperação entre indivíduos e na diversidade de métodos de aprendizagem. A partir das ideias da pesquisa no/do/com os cotidianos, destaca-se a importância das atividades do dia a dia, considerando a diversidade e as peculiaridade dos indivíduos envolvidos nos currículos pensadospraticados. Assimilar e incluir diferentes visões de mundo implica, portanto, reconhecer e valorizar os próprios sujeitos na criação do conhecimento, além de promover a colaboração e o diálogo essenciais para o desenvolvimento de pessoas mais conscientes e engajadas na mudança social. O projeto sugerido compromete-se com a interação e relação dinâmica entre as teorias de aprendizagem e as práticas cotidianas no contexto educativo, tornando-se uma ferramenta fundamental para compreender, valorizar e disseminar os saberes além das fronteiras acadêmicas.

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Biografia do Autor

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente na Universidade Federal do Acre.

Diego Rosa, Universidade Federal do Acre, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre. Doutorando em Educação pela Rede Educanorte – Pólo/UFAC.

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Publicado

27-02-2025

Como Citar

GONÇALVES, R. M.; ROSA, D. CIDADANIAS, CONVERSAS E CURRÍCULOS: centelhas de uma tessitura cotidiana. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e70457, 2025. DOI: 10.15687/rec.v18i1.70457. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/70457. Acesso em: 30 mar. 2025.