v. 13 n. 1 (2020): CURRÍCULO: criações e (re)insurgência

					Visualizar v. 13 n. 1 (2020): CURRÍCULO: criações e (re)insurgência
Publicado: 25-04-2020

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO - Currículo: criações e (re)insurgência

    Rafael Marques Gonçalves, Rosanne Evangelista Dias
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.51824

Artigos

  • INTERCULTURALIDADE COMO DISCURSO EMERGENTE NAS REFORMAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MEXICANA

    Ana Laura Gallardo Gutiérrez
    4-16
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.51546
  • O CURRÍCULO EM ESPAÇOS TRANSMODERNOS o implícito, significativo e emergente da educação patrimonial e transcomplexa

    Milagros Elena Rodriguez
    17-31
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50434
  • CURRÍCULO ESCOLAR E PRÁTICAS ESCOLARES DE PROFESSORAS SOBRE OS SABERES CULTURAIS DA AMAZÔNIA BRAGANTINA

    Deyverson Luener de Oliveira Ferreira, Ana Paula Vieira de Souza
    32-46
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.51278
  • CURRÍCULO INTERCULTURAL experiência de construção com o povo Huni Kuin

    Valda Inês Fontenele Pessoa, Lucia de Fatima Melo
    47-57
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50753
  • CURRÍCULO EM POSTAGENS VIRTUAIS o PIBID e os borramentos do lugar de formação

    Claudia Maria Felicio Ferreira Tomé, Maria do Socorro dos Santos
    58-71
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50920
  • CURRÍCULOS, COTIDIANO(S) E INTERSECCIONALIDADE por um currículo-(r)existência

    Wenderson Silva Oliveira, Isabel Maria Sabino de Farias
    72-83
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50701
  • A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMG

    Katia Regina de Sá, Marcos Garcia Neira
    84-97
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50698
  • SENTIDOS DE PROFESSOR NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO o contexto discursivo de sua emergência

    Marize Peixoto da Silva Figueiredo
    98-109
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50695
  • RESISTIR AOS CONHECIMENTOS CRISTALIZADOS PARA PRODUZIR OUTRAMENTOS NO CURRÍCULO

    Danilo Araujo de Oliveira, Anderson Ferrari
    110-122
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50417
  • ENTRE O IR E VIR experiências de currículos em movimento no Ensino Médio rural

    Adelson Dias de Oliveira
    123-137
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.51797

Demanda Contínua

  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL E NA COLÔMBIA um olhar dos Estudos Pós-Coloniais

    Aline Renata dos Santos, Janssen Felipe da Silva
    138-152
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.46648
  • A ETNOMATEMÁTICA E O CURRÍCULO a aprendizagem no contexto de um jogo matemático

    Filomena Maria Cordeiro Moita, Leandro Mario Lucas
    153-163
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43974
  • IMIGRANTES E REFUGIADOS NO BRASIL uma análise acerca da escolarização, currículo e inclusão

    Giovani Giroto, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
    164-175
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43867
  • A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA discursos da reforma curricular

    Matheus dos Santos Souza, Marcelo de Oliveira Dias
    233-251
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43640
  • DISCURSOS AMBIENTAIS NO LESTE METROPOLITANO FLUMINENSE uma análise de documentos curriculares

    Ana Paula de Sousa da Silva Melila, Maria Cristina Ferreira dos Santos
    194-208
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.42441
  • PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRICULAR entre teorias e discursos

    Elisandra de Souza Peres, José Carlos Bernardino Morgado
    209-225
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.41990
  • MARCOS REGULATÓRIOS E AS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

    Joseane da Silva Miller Rodrigues, Noemi Boer, Fernanda Marquezan
    226-240
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.41599
  • CURRÍCULOS DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E O DESPREPARO PARA MANEJAR O BULLYING NA ESCOLA

    Catarina Carneiro Gonçalves, Fernando Cézar Bezerra de Andrade
    241-252
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.40718