POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL E NA COLÔMBIA
um olhar dos Estudos Pós-Coloniais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.46648Palavras-chave:
Histórico das Políticas Educacionais de LD do Brasil e da Colômbia, PNLD-Campo, Livros Didáticos do Programa Escola NovaResumo
O artigo versa sobre o histórico das políticas educacionais de produção e distribuição dos Textos Curriculares/Livros Didáticos dos territórios campesinos do Brasil e da Colômbia. Objetivamos compreender os entrecruzamentos históricos, sociais e culturais que aproximam esses países na configuração política e histórica de produção e distribuição dos livros didáticos (LD) através dos Estudos Pós-Coloniais. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, analisamos legislação brasileira e colombiana que regulamenta à produção e distribuição dos LD. Os resultados demonstraram que: tanto no Brasil quanto na Colômbia as políticas educacionais dos LD buscavam atender as demandas de ampliação da escolarização da população menos favorecida; consolidação dos Estados-Nação, exaltando o espírito nacionalista fundado na colonialidade do poder e do saber; a compra e distribuição dos LD são de responsabilidade do Estado; a seleção dos LD é realizada pelos docentes. Em relação, aos LD específicos para os territórios campesinos do Brasil e da Colômbia, estes objetivavam atender aos reclames da população campesina. No Brasil, atualmente, o PNLD-Campo foi encerrado, representando um retrocesso aos direitos adquiridos pelos povos do campo no tocante a uma educação específica e diferenciada garantida por meio da promulgação das Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo de 2002.
Downloads
Métricas
Referências
APPLE, Michael W. El Libro de Texto y la Política Cultural. Revista de Educación, Espanha, n. 301, p. 109-126, 1993.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 475-491, set./dez. 2004.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro Didático e Saber Escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil: promulgada em 16 de julho de 1934.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998. Disponível em: <http://www.alep.pr.gov.br/system/files/corpo/Con1988br.pdf. Acesso em: 15/03/2011.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD Campo 2013. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2012.
BRASIL. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático — PNLD 2013. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2011.
BRASIL. Governo Federal-Portal do FNDE. Edital de Convocação 04/2014 – CGPLI . Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro- didático/pnld_campo_2016_edital_consolidado> Acesso em: 02 jun. 2015.
BRASIL. Governo Federal-Portal do FNDE. Guia de Livros Didáticos- Educação do Campo. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livro/item/3957-guia-pnld-campo-2016> Acesso em: 02 jun. 2015.
BRASIL. Resolução nº 40 de julho de 2011. Dispõem sobre o Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo) para as escolas do Campo.
CARDOSO ERLAM, Néstor. Los textos de lectura en Colombia. Aproximación histórica e ideológica. 1872-1917. Revista Educación y Pedagogía. Medellín, Facultad de Educación. Vol. XIII, n. 29-30, pp. 131-142, enero-septiembre, 2001.
CARDONA ZULUAGA, Alba Patrida. Textos escolares, política y educación en marco de la reforma educativa de 1870. Co-herencia, Medellín, n. 6, v. 4, enero-junio, 2007.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil do século XXI: a entrada do capital espanhol na educação nacional. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
COLOMBIA. Decreto nº 3486 de 09 de diciembro de 1981. (Por el cual se establece el régimen de matrículas y pensiones, becas, J untas Reguladoras de Matrículas y Pensiones y otras variables de costos en los establecimientos educativos no oficiales de los niveles preescolar, básica (primaria y secundaria), media vocacional y educación especial, y se dictan otras disposiciones).
COLOMBIA. Constitución Política de Colombia. 1991.
COLOMBIA. Decreto nº 1860 de 03 de Agosto de 1994 (Por el cual se reglamenta parcialmente la Ley 115 de 1994, en los aspectos pedagógicos y organizativos generales).
COLOMBIA. Decreto nº 166 de 04 de mayo de 2010 (Por el cual se adopta la Política Pública de Mujeres y Equidad de Género en el Distrito Capital y se dictan otras disposiciones).
FREITAG, Bárbara; MOTTA, Valéria Rodrigues; COSTA, Wanderley Ferreira da. O livro didático em questão. São Paulo: Cortez, 1989.
GRAFFE, Gilberto; ORREGO, Gloria. El texto escolar colombiano y las políticas educativas durante el siglo XX. Itinerario Educativo, n. 62, p. 91-113, Julio - Diciembre, 2013.
HÖFLING, Eloísa de Mattos. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: Em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação & Sociedade, s. l., n. 70, p. 159-170, abr. 2000.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A Formação da Leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1998.
MARIANO, Nayana Rodrigues Cordeiro. Ordenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil oitocentista. In: XIII Encontro Estadual da ANPUH-PB, 2008, Guarabira. História e Historiografia: entre o nacional e o regional. Guarabira: UEPB, 2008.
MIRANDA, Sônia Regina; LUCA, Tânia Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 48, p. 123-144, 2004.
MUÑOZ MONSALVE, Mónica Marcela. La Construcción de la Idea de Ciudadano desde los Manuales Escolares, en el
Proceso de Formación de la Nación Colombiana, 1910-1948. Universidad Nacional de Colombia, Sede Medellín, Facultad de Ciencias Humanas y Económicas, Escuela de Historia, 2012.
PATIÑO MILLÁN, Carlos. Apuntes para una historia de la educación en Colombia. Escuela de Comunicación Social, CELYC, Universidad del Valle, s/a.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder. In: LANDER, Edgar (Org.). A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e Ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Siembro, 2005.
RAMÍREZ G., María Teresa; TÉLLEZ C., Patricia. La educación primaria y secundaria en Colombia en el siglo XX. JLE: A20, I21, n. 36, 2006.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis, RJ: Vozes, 1978.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. A Crítica Decolonial das Epistemologias do Sul e o Contexto de Constituição das Coleções Didáticas do PNLD-Campo/2013. Realis, v.4, n. 02, Jul-Dez. 2014.
SILVA, Marco Antônio. A Fetichização do Livro Didático no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821, set./dez. 2012.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SPIVAK, G. C. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
TORRES CRUZ, Doris Lilia; LONDOÑO RAMOS, Carlos Arturo. Textos y Pedagogía en los albores del siglo XX en Colombia. Historia de Educación Latinoamericana. Tunja, n. 16, pp. 255-278, enero-junio 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.