CURRÍCULOS DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E O DESPREPARO PARA MANEJAR O BULLYING NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.40718

Palavras-chave:

currículo, formação docente inicial, Pedagogia, manejo do bullying, escola

Resumo

Neste artigo, analisam-se, com base na Análise da Enunciação proposta por Bardin, documentos de políticas públicas que constituem os currículos dos cursos de Pedagogia no Brasil, a fim de conhecer as formas como tais currículos são orientados a se organizar para oferecer aos professores em formação condições de pensarem e agirem de forma consciente diante da violência escolar, de modo geral, e do bullying, em particular. Os resultados apontam para o silêncio sobre esse tema, o que preocupa significativamente, haja vista que a literatura revisada demonstra a importância de criar-se um ambiente escolar voltado para a formação da moralidade e, através dela, a prevenção à violência na escola, de um lado; de outro lado, a mesma revisão indica que o desengajamento moral de docentes e suas representações sobre violência e bullying atentam contra o envolvimento desses profissionais na prevenção à violência e ao bullying na escola. Diante desses dois fatores, a formação inicial em Pedagogia tende a reproduzir as condições de desengajamento moral e de omissão pedagógica que colaboram para a conservação de um contexto gerador do bullying e outras violências na escola.

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Biografia do Autor

Catarina Carneiro Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Professora Adjunta I do departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba

Fernando Cézar Bezerra de Andrade, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Professor do Departamento de Fundamentação da Educação, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Centro de Educação) e em Direitos Humanos (PPGDH-Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) da UFPB.

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Publicado

29-03-2020

Como Citar

GONÇALVES, C. C.; ANDRADE, F. C. B. de. CURRÍCULOS DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E O DESPREPARO PARA MANEJAR O BULLYING NA ESCOLA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 241–252, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.40718. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/40718. Acesso em: 23 dez. 2024.