A ETNOMATEMÁTICA E O CURRÍCULO
a aprendizagem no contexto de um jogo matemático
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43974Palavras-chave:
Jogos, Etnomatemática, CurrículoResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as potencialidades dos jogos para a efetivação de práticas educativas pautadas na Etnomatemática. Para tanto, partimos de nossas experiências acumuladas em sala de aula e dos pressupostos educativos defendidos por esse campo de pesquisa, discorremos sobre a importância curricular dos jogos, à luz dessa perspectiva, e identificamos potencialidades nesses recursos compatíveis com a proposta pedagógica d’ambrosiana. Por fim, mostramos que o jogo favorece o aflorar de distintas formas do saber/fazer matemático, possibilita a manifestação de signos representativos de sociedades e contextos específicos e a construção do conhecimento escolar a partir do cotidiano dos alunos e a utilização de saberes distintos dos historicamente hegemônicos nas escolas. Portanto, são recursos potencialmente capazes de favorecer a implementação de práticas educativas etnomatemáticas.
Downloads
Métricas
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc>. Acesso em: 14 set. 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio/ Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2006.
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Matemática e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação, 2000.
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da reflexão à ação: reflexões sobre educação e matemática. 2. ed. Campinas- SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1986.
_______. Educação Matemática: da teoria à prática. 17. ed. Campinas- SP: Papirus, 2009.
_______. Etnomatemática - elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
_______. Etnomatemática: a arte ou técnica de explicar e conhecer. 5. ed. São Paulo: Editora Ática, 1998.
LUCAS, Leandro Mário. O 'Jogo da Onça': Uma interlocução entre o cotidiano e o ensino de adição e subtração de números decimais. 2018. 195f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
MALTA, Shirley Cristina Lacerda. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e à mudança. Espaço do currículo, v. 6, n. 2, p. 340-354, 2013.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.