ENTRE O IR E VIR
experiências de currículos em movimento no Ensino Médio rural
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.51797Palavras-chave:
Currículo, Experiência, Saber, TerritórioResumo
O presente texto tem como centralidade as experiências de docentes no ensino médio em território rural, na construção curricular deste espaço. Objetiva compreender as experiências pedagógicas dos docentes do Ensino Médio em território rural, intermediado pela narrativa de um currículo vivido e em movimento. O currículo a que me refiro está vinculado diretamente as experiências dos docentes no seu processo de apropriação e deslocamento do currículo prescrito e construído com caráter urbanocêntrico. Utiliza-se como dispositivo metodológico, epistemológico e político a Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, que se integra as bases da pesquisa qualitativa e entrelaça os princípios etnográficos e (auto)biográficos como abordagem de pesquisa. Realiza-se em uma escola do ensino médio, anexo em território rural na cidade de Juazeiro, Bahia, Brasil e conta com 7 (sete) colaboradores na produção de documentos narrativos pedagógicos. Utilizo-me da perspectiva de diálogos em rede colaborativa, entrelaçando o ciclo hermenêutico (GADAMER, 1997), a teoria interpretativo-compreensiva (RICOUER, 2000; SOUZA, 2014), uma vez que o processo de documentar narrativamente as experiências pedagógicas, pressupõe um movimento coletivo de análise e reescrita. O principal resultado é evidenciado por uma perspectiva crítica de se pensar o currículo e contrapor aos elementos hegemônicos que existem no universo das escolas nas ruralidades. Aspectos estes que validam a dimensão de um currículo em movimento com possibilidades criativas e de mudança para este universo que se abre mediante as experiências documentadas.
Downloads
Métricas
Referências
ALLIAUD, Andrea. Narraciones, experiencia y formación. In: El saber de la experiencia: Narrativa, investigación y formación dcoente. Andrea Alliaud, Daniel Hugo Suárez (Org.). 1ª ed. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofia y Letras de Buenos Aires: Consejo Latinoamerino de Ciencias Sociales – CLACSO, 2011.
AMATUZZI, Mauro M. Experiência: um termo chave para a Psicologia. Memorandum, 13, 2007. p. 8 -15 Disponível em: . Acesso: 16.05.2018.
APPLE, Michael W. Educación y poder. Centro de Publicaciones del Ministerio de Educación y Ciencia, Ciudad Universitária. Barcelona: Paidós Ibérica S. A. 1997.
ARANGO, Gabriel Jaime Murillo. Narrativas en educación y cantos de experiencia. In: Educação e ruralidades: memorias e narrativas (auto)biográficas. Elizeu Clementino de Souza (Organizador). Salvador: EDUFBA, 2012. p. 95 - 110.
ARROYO, Miguel. Repensar o Ensino Médio: Por quê? In.: Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo / Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Carla Linhares Maia, organizadores. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
BUSTELO, Cyntia. Experiencia de formación en ocntexto de encierro: un abordaje pedagógico desde la perspectiva narrativa y (auto)biográfica. Tesis de doctorado Programa de posgrado en Ciencias de la Educación, Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofia y letras, 2017.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Tradução Carlos Galvão Braga, Maria da Conceição Passeggi, Nelson Patriota. Natal, RN: EDUFRN, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
GOODSON, Ivor F. El cambio en el curriculum. Bercelona: Octaedro, 2000.
GOODSON, Ivor F. La construcción social del currículum: Posibilidades y ámbitos de investigación de la historia del currículum. Revista de Educación, num. 295. 1991. p. 7-37.
LARROSA, Jorge. Entre las lenguas: Lenguaje y educación después de Babel. Bercelona: Laertes, 2003. p. 21 – 76.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Jorge Larrossa; tradução Cristina Antunes, João Vanderlei Geraldi. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014. p. 72 – 122.
LARROSA, Jorge. Sobre la experiencia. vol. 18. Separata Revista Educación y Pedagogia. Universidad de Antioquia, 2006. p. 43 – 51.
OLIVEIRA, Adelson Dias de. RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Experiências pedagógicas de um currículo em movimento no Ensino Médio em território rural. Revista Teias: Conversas sobre formação de professores, práticas e currículos. v. 18, n. 50, 2017 (Jul./Set.). p. 151 -165.
REIS, Edmerson dos Santos. Educação do campo: Escola, currículo e contexto. Juazeiro: ADAC/ UNEB – DCH III/NECPEC – SAB, 2011.
RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Rio de Janeiro: Edições 70, 2000.
RICOUER, Paul. Del texto a la acción: ensayos de hermenéutica II. México: Fondo de Cultura Economica, 2002.
RICOUER, Paul. Tempo e narrativa. trad. Márcia Valéria Martinez de Aguiar; revisão da tradução Cláudia Berliner. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. (Tomo 2).
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, jul./dez. 2011. p. 127-136.
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Profissão docente na roça. Salvador: EDUFBA, 2015.
RODRIGUES, Arlley Pereira. Reflexões sobre uma experiência docente significativa. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de. (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019a. p. 81-84.
ROJAS, Romeson. Ladeiras do ensino: subidas e decidas. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de. (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019a. p. 109-114.
SILVA, Adelson de Oliveira. Despertando o protagonismo que cada aluno tem dentro de si. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de. (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019a. p. 77-80.
SILVA, Maria Vieira. MARQUES, Maria Rúbia Alves. GANDIN, Luis Armando. Contradições e ambiguidades do currículo e das políticas educacionais contemporâneas - Entrevista com Michael Apple. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, Jan/Abr, 2012. p. 175-184.
SOUSA, Clara Maria Miranda de. A introdução da filosofia existencialista na experiência na educação do campo: significações, construções e retomadas. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de. (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019. p. 85-90.
SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006.
SOUZA, Elizeu Clementino. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. In.: Educação. Santa Maria. v. 39. n. 1. jan./abr. 2014. p. 39-50.
STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza, Madrid: Ediciones Morata, 1983.
STENHOUSE, Lawrence. La investigación del currículum y el arte del profesor. Investigación en la escuela, nº 15, p. 9 – 15, 1991. Disponível em < http://hdl.handle.net/11441/59432> Acesso: 17.06.2018
SUAREZ, Daniel H. et al. La documentación narrativa de experiencia pedagógica: Una estrategia para la formación docente. Ministério de la educación, ciência e tecnologia, AICD: Buenos Aires, 2005.
SUÁREZ, Daniel Hugo. Gestión del currículum, documentación de experiencias pedagógicas y narrativa docente. Rio de Janeiro: OLPEd del LPP-UERJ, 2003. Disponível em . Acesso 15.05.2017.
SUAREZ, Daniel Hugo. Relatar la experiencia docente. La documentación narrativa del mundo escolar. Revista Teias. Conversas sobre formação de professores, práticas e currículos. UERJ, Rio de Janeiro. v. 18, n. 50, (Jul/Set), 2017. p. 193 – 209. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/30500/21619> Acesso em: 20.03.2018.
SUÁREZ, Daniel Hugo. Relatos pedagógicos, docentes e investigación narrativa de la experiencia escolar. Aportes de la investigación cualitativa y colaborativa para la formación y el desarrollo profesional de los docentes. Tesis de Doctorado, Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, Argentina, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.