CURRÍCULO ESCOLAR E PRÁTICAS ESCOLARES DE PROFESSORAS SOBRE OS SABERES CULTURAIS DA AMAZÔNIA BRAGANTINA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.51278Palavras-chave:
Currículo, Prática escolar, Saberes culturais, Comunidade tradicionalResumo
O presente estudo busca trazer as concepções das professoras que atuam em uma escola da comunidade tradicional da Amazônia Bragantina sobre o currículo escolar, as práticas escolares e os saberes culturais. O trabalho analisa a relação entre os saberes culturais da comunidade da Vila-Que-Era, com o currículo escolar e as práticas vivenciadas pelas professoras que atuam na escola da comunidade. A pesquisa é de uma abordagem do tipo qualitativa por se tratar de articular entre sujeitos interlocutores e objeto estudado. Para a coleta dos dados, os dados primários foram originados pelo roteiro de entrevista e organizados pela técnica da análise de conteúdo, com a utilização de recursos tecnológicos, como gravador, para obter os relatos das professoras, bem como foram usados registros fotográficos e registros de diário de campo; os dados secundários, por sua vez, são levantados na revisão bibliográfica, a fim de situar quais os estudos já realizados na área estudada. Participaram da pesquisa os interlocutores representando a escola e a comunidade, duas professoras e o líder Comunitário. Os achados do estudo revelam a existência de fatores que dificultam um currículo articulado com os saberes culturais da comunidade, bem como os aspectos físicos, didáticos, estruturais e de formação continuada, além de um currículo que segue uma conduta imposta pela Secretaria de Educação Municipal.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa, Petrópolis: Vozes, 2011.
BAUER, Martin; GASKELL, George. ALLUM, Nicholas. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento- evitando confusões. In: BAUER, Martin; GASKELL, George (ed.). Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. Cap 1. P. 17-36.
______. Análise de conteúdo clássica: Uma revisão. In: BAUER, Martin. GASKELL, George (ed.). Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. Cap. 8 p.189-217.
BRASIL. Lei Nº 13.415, De 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 28 de fev de 2019.
______.Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 28 de fev. 2019.
______.Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p. Brasília, 1988.
______.. Ministério da Educação. CNE/CEB Resolução CNE/CEB nº 01, de 03 de abril de 2002. Brasília, 2002.
______. Ministério da Educação. CNE/CEB Resolução CNE/CEB nº 04, de 13 de julho de 2010. Brasília, 2010.
______. Lei n°6040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de DesenvolvimentoSustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007¬2010/2007/decreto/d6040.htm>. Acesso em 26/03/2019.
CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. In: BENJAMIN, César. CALDART, Roseli Salete. (Org.) Projeto popular e escolas do campo. Articulação Nacional por uma educação do campo. v. 3. 2. ed. Brasília: UnB, 2000.
_______. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64,mar./jun.2009.
CHIZZOTTI, Antonio.; Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. Ed – São Paulo: Cortez, 2001.
______. SILVA, Rosa Eulalia Vital da. Base Nacional Comum Curricular e as Classes Multisseriadas na Amazônia. Revista e-curriculum, São Paulo, v.16, n.4, p.1408-1436 out./dez.2018.
EYZAGUIRRE, Indira. Elaborado com dados do Google Earth (sapefiles) e com o software ArcGiS 10.0. 2019.
FERNANDES, Daniel; FERNANDES, José. Guilherme. A “experiência próxima”: saber e conhecimento em povos tradicionais. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 127-150, jan./jun. 2015.
GIROUX, Henry; SIMON, Roger. Cultura popular e pedagogia crítica: A vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.) Currículo, cultura e sociedade. 11 ed. – São Paulo, Cortez, 2009.
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. Transgressão do Paradigma da (Mult)seriação como referência para a construção da Escola Pública do Campo. Educ. Soc., Campinas, v.35, nº.129, p.1165-1182, Out.-Dez, 2014.
______. BARROS, Oscar. Currículo e educação do Campo: Referencias para o Debate sobre a Multisseriação na Escola do Campo. Espaço do Curriculo, v.3, n.1, pp 348-362, março de 2010 a setembro de 2010.
______. Classes Multisseriadas: desafios da educação rural no Estado do Pará/Região Amazônica. In: HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. (Org). Educação do Campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg, 2005.
LOPES, Alice Casemiro; MACEDO, Elizabeth. (org.) Currículo debates contemporâneos. 2ed. São Paulo. 2005.
MOREIRA, Antonio Flavio. O campo de currículo no Brasil- origens e desenvolvimento inicial. In: MOREIRA, Antonio Flavio. Currículo e programas no Brasil. Campinas, SP; Papirus, 1990.
______. SILVA, Tomaz Tadeu da; Sociologia e teoria crítica do Currículo: Uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu da; (org.) Currículo, cultura e sociedade. 11 ed. – São Paulo, Cortez, 2009.
OLIVEIRA, Silvia do Nascimento. Memórias de saberes construídos no processo de se constituir professor em Vila-Que-Era (Bragança-Pará). Bragança, Pará. Dissertação (mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e terra, 1993.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito.- 5 ed.- São Paulo: Cortez, 2008.
SACRITÁN, José Gimeno. O Currículo: uma Reflexão sobre a Prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SAVIANI, Nereide. Saber escolar e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
______. As culturas negadas e Silenciadas no Currículo. In: SILVA, Tomaaz Tadeu. (org). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.