PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRICULAR
entre teorias e discursos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.41990Palavras-chave:
Emancipação, Currículo, Prática pedagógicaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação – um estudo exploratório – acerca do conceito de emancipação nos domínios da produção do conhecimento e da prática pedagógica realizada entre os anos de 2012 e 2013 na Universidade do Minho, em Portugal. Com base em uma acurada pesquisa bibliográfica e na perspectiva de alguns professores das Universidades do Minho e do Porto, buscou-se compreender como se dimensiona o conceito de emancipação tanto no plano teórico como no plano das práticas curriculares desenvolvidas nas instituições educativas. Em termos metodológicos, recorreu-se aos métodos de pesquisa teórica e de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os educadores, a fim de averiguar que perspectivas adotam em suas produções teóricas e como configuram suas práticas e a organização curricular no âmbito da emancipação. Buscou-se conhecer como os professores trabalham o conceito de emancipação e de que forma o fazem. Os resultados demonstraram que a emancipação é um elemento estruturante da teorização crítica na produção de conhecimento, tanto no campo da educação quanto no campo do currículo, interferindo na forma como os educadores organizam suas práticas curriculares. Na visão dos entrevistados, a emancipação tem sido compreendida e posta em perspectiva como sinônimo de educação crítica, reflexiva, transformadora. É concebida como uma possibilidade para consubstanciar reflexões críticas e operar mudanças nos indivíduos – no sentido do esclarecimento e do desenvolvimento do pensamento crítico – e, por conseguinte, como finalidade da prática pedagógica e curricular orientada à transformação da educação e da própria sociedade.
Downloads
Métricas
Referências
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e Emancipação. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 2010.
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
______. Trabalho Docente e Textos: economia política das relações de classe e de gênero em Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
______. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
______. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000.
______. Educação e Poder. Porto, PT: Porto, 2001.
______. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIROUX, Henry Giroux. Pedagogia Radical: subsídios. São Paulo: Cortez, 1983.
______. Teoria Crítica e Resistência em Educação: para além das teorias de reprodução. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
______. A Escola Crítica e a Política Cultural. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1992.
______. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
______. Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
HABERMAS, Jürgen. Teoría de la Acción Comunicativa: complementos y estudios previos. 2. ed. Madri, ES: Ediciones Cátedra, 1994.
______.Teoría de la Acción Comunicativa: racionalidad de lá acción y racionalización social. Madri, ES: Taurus, 1999a.
______.Teoría de la Acción Comunicativa: crítica de la razón funcionalista. Madri, ES: Taurus, 1999b.
______. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
JACKSON, Phillip W. La vida en las aulas. 7. ed. Madrid, ES: Ediciones Morata, 2010.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é o esclarecimento? Tradução: Luiz Paulo Rouanet. [S.l: s.n], 1784. (mimeo).
MAAR, Wolfgang Leo. À guisa de introdução: Adorno e a experiência formativa. In: ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund (Org.). Educação e Emancipação. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010. p. 11-28.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.
PERES, Elisandra de Souza. Currículo e Emancipação: uma articulação possível?Tese(Doutorado em Educação) -Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Florianópolis, Santa Catarina, 2015.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade, uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SPENCER, Herbert. Educação Intelectual, Moral e Physica. Porto, PT: Chardon, de Lello & Irmão, 1927.
WILLIS, Paul. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.