DISCURSOS AMBIENTAIS NO LESTE METROPOLITANO FLUMINENSE
uma análise de documentos curriculares
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.42441Palavras-chave:
Discurso ambiental, Currículo de Ciências, Educação BásicaResumo
O contexto ambiental atual promove a articulação entre educação e ambiente, considerando a educação fundamental como etapa privilegiada de humanização, socialização e direcionamento social. O estudo teve por objetivo a compreensão das finalidades de ensino e das concepções de ambiente em documentos curriculares oficiais no Leste Metropolitano Fluminense. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa e foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Nos PCN, no Currículo Mínimo do Rio de Janeiro e nas propostas curriculares municipais predominam a visão de ambiente como natureza e recurso e finalidades utilitárias e pedagógicas no ensino de temáticas ambientais na disciplina Ciências. A pesquisa aponta a importância da abordagem de questões socioambientais locais nos documentos curriculares visando à sensibilização dos estudantes para ações de transformação de sua realidade socioambiental.
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