FLEXIBILIDADE CURRICULAR
um estímulo à mudança das práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.45563Palavras-chave:
Flexibilidade curricular, Práticas de ensino, Aprendizagem por prolemasResumo
A flexibilidade curricular constitui uma prática de autonomia das escolas e dos professores na gestão do currículo em função das necessidades dos alunos e do património cultural que têm que adquirir. Em Portugal, essa flexibilidade curricular foi recentemente reforçada com vista a garantir a qualidade das aprendizagens de todos os alunos e o seu sucesso escolar. Tal facto desafia os professores a mudarem a sua mentalidade e as suas práticas de ensino, pois estas têm que se estruturar por problemas relacionados com os conteúdos programáticos, ou que resultam das vivências dos alunos em sociedade. A aprendizagem por problemas constitui uma possibilidade para a formação de cidadãos com as competências exigidas pela sociedade atual.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.