VOCÊS VÃO ACOMPANHAR A TURMA DO PROJETO
narrativas com uma turma de aceleração
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53954Palavras-chave:
Cotidiano escolar, Extensão, Acelera BrasilResumo
O presente artigo objetiva discutir alguns pressupostos epistemológicos e pedagógicos que sustentam a parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a implementação de uma política pública destinada a estudantes em situação de fracasso escolar. A discussão emerge da imersão de bolsistas de um projeto de pesquisa e extensão em uma turma de aceleração de educação básica do Projeto Acelera Brasil. O entrelaçamento entre o percurso proporcionado por essa experiência, os estudos realizados pelo grupo de pesquisa em torno dos cotidianos escolares e dos currículos neles criados e as narrativas dos bolsistas coloca em suspeição a eficácia e possibilidade de pacotes prontos replicáveis em escala para solucionar a questão do fracasso escolar.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Nilda. Redes Educativas 'dentrofora' das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In: SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão [et al.] (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Currículo, Ensino de Educação Física, Ensino de Geografia, Ensino de História, Escola, Família e Comunidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 1-49.
ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Uma história da contribuição dos estudos do cotidiano escolar ao campo de currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabeth. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002, p. 78-10.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
COELHO, Andressa; [et al.]. Entre práticas e narrativas: trabalho e formação docente em um cotidiano escolar de aceleração. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; REIS, Graça Regina Franco da Silva (Org.) Pesquisas com formação de professorxs: rodas de conversa e narrativas de experiências, DP Et Alii: Petrópolis, 2017.
COMERLATTO, Luciani Paz; PERONI, Vera Maria Vidal Parceria público‐privada e a gestão da educação: a proposta heteronoma do programa Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
GERALDI, Corinta Maria Crisolia; GERALDI, João Wanderley. A domesticação dos agentes educativos: há alguma luz no fim do túnel. Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 37-50, jan./jun. 2012.
HYPOLITO, Alvaro Moreira. [et al.] Reestruturação curricular e autointensificação do trabalho docente. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, p.100-112, jul./dez. 2009.
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
LIMA, Licínio C. O paradigma da educação contábil: Políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal. Revista Brasileira de Educação/ANPED. N º 4. Jan/Fev/Mar/Abr, 1997.
MARTINS, André Silva. Todos Pela Educação: projeto educacional dos empresários para o Brasil século XXI. In: 31ª reunião anual da ANPED, 31., 2008, Caxambu. Anais da 31ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu: ANPED, 2008. p. 1 - 16. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt09-4799-int.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2017.
OLIVEIRA, João Batista Araujo. Correção do fluxo escolar: um balanço do Programa Acelera Brasil (1997-2000). Cadernos de Pesquisa, n.116, p.177-215, jul. 2002.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis: DP et Alli, 2012.
PINAR, William. A equivocada educação do publico nos Estados Unidos, In: GARCIA, Regina Leite e MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (orgs). Currículo na Contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2008.
REIS, Graça Regina Franco da Silva. Por uma outra Epistemologia de
Formação: conversas sobre um projeto de formação de professoras no município de Queimados. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
REIS, Graça Regina Franco da Silva.; CAMPOS, Marina Silva Nunes. Ser
professor: embates da profissão docente. In: Reunião Nacional ANPED, 38ª, 2017, São Luís. Anais da 38ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu: ANPED, 2017. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT13_188.pdf. Acesso em: 21 ago. 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Crítica da razão indolente. Contra o desperdício da razão indolente. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, Outubro de 2002, p. 237-280
______. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes, In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul ., São Paulo: Cortez 2010.
SKLIAR, Carlos. A questão e a obsessão pelo outro em educação. In: GARCIA, Regina Leite; ZACUR, Edwiges; GIAMBIAGI, Irene. Cotidiano: diálogos sobre diálogos. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
SÜSSEKIND, Maria Luiza. As (im)possibilidades de uma Base Comum Nacional. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 3. p. 1512- 1529, out./dez. 2014. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21667>. Acesso em: 12 fev. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.