OS PROJETOS DE EXTENSÃO NO ENSINO JURÍDICO

percepções para um acesso à justiça humanizante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.56328

Palavras-chave:

Acesso ao Ensino, Educação para a Cidadania, Ensino Superior, Extensão Universitária, Profissionais Jurídicos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal analisar as contribuições das práticas de extensão no âmbito do ensino jurídico para a efetivação do direito fundamental de acesso à justiça de forma humanizada. Assim, o problema de pesquisa visa responder ao seguinte questionamento: é possível valer-se das atividades extensionista desenvolvidas no curso de Direito para a estruturação de um acesso à justiça mais humanizante para a sociedade? A hipótese principal responde de modo positivo ao problema. A metodologia empregada contou com o método de abordagem hipotético-dedutivo, sendo o levantamento de dados realizado através de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental. A conclusão aponta para a possibilidade de aperfeiçoamento da prática profissional jurídica por intermédio de atividades de extensão universitária que impulsionem a articulação de saberes, e, que aproximem o estudante da realidade social que o cerca, efetuando, assim, uma justiça mais humanizada.

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Biografia do Autor

Camila Silveira Stangherlin, Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil.

Doutora em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Procuradora Adjunta da Prefeitura Municipal de Cacequi.

Fabiana Marion Spengler, Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil.

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Professora Adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul..

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Publicado

08-08-2021

Como Citar

STANGHERLIN, C. S.; SPENGLER, F. M. . OS PROJETOS DE EXTENSÃO NO ENSINO JURÍDICO: percepções para um acesso à justiça humanizante. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–12, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.56328. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/56328. Acesso em: 19 dez. 2024.