CURRÍCULO E SABERES DOS TERRITÓRIOS DE VÁRZEA E TERRA FIRME NAS AMAZÔNIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58093

Palavras-chave:

Diálogos de Saberes, Currículo, Amazônia, Educação do Campo

Resumo

O artigo é resultado do projeto de pesquisa “Diálogos com os saberes dos territórios das águas, das terras e das florestas e a construção de um currículo de Educação do Campo para o Município de Parintins(AM)”. Foi desenvolvido em territórios rurais de várzea e terra firme do Município de Parintins, com o objetivo de investigar os saberes dos povos desses territórios e suas contribuições com a construção de um currículo de Educação do Campo no município de Parintins (AM). O estudo de natureza qualitativa ocorreu por meio de pesquisa de campo e pesquisa participante, envolvendo 2 (duas) comunidades de várzea e 5 (cinco) de terra firme. Nessas comunidades se fez a interlocução com os participantes da pesquisa: professores, gestores, pais, estudantes, lideranças comunitárias e membros do Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das Águas Paulo Freire-FOPINECAF e do Grupo Ambiental Natureza Viva-GRANAV, por meio de entrevistas semi-estruturadas, observações, rodas de conversas, registro fotográfico e desenhos infantis. O processo de produção de saberes nos territórios de várzea e terra firme da Amazônia Parintinense é revelador de estratégias criativas e educativas nascidas da dinâmica socioterritorial das Amazônias podendo ser apresentadas como estratégias curriculares e como práticas de resistência para continuar no território com autonomia e dignidade, cujas dimensões precisam fazer parte não só da escola e seus currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, mas das políticas públicas do estado brasileiro.

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Biografia do Autor

Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará e Professsa no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, da Universidade Federal do Amazonas.

Edilson da Costa Albarado, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas e doutorando em Educação pela Universidade Fedaeral do Pará.

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Publicado

09-06-2021

Como Citar

VASCONCELOS, M. E. de O.; ALBARADO, E. da C. . CURRÍCULO E SABERES DOS TERRITÓRIOS DE VÁRZEA E TERRA FIRME NAS AMAZÔNIAS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–16, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58093. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/58093. Acesso em: 19 dez. 2024.